27.04.2022

Áreas de Prática: Financeiro

Setores: Banca e Serviços Financeiros

Tipo: Abreu

Diogo Pereira Duarte integra Grupo de Contacto com o Mercado sobre o Euro Digital

Diogo Pereira Duarte, sócio contratado da Abreu Advogados e professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, foi um dos nomes selecionados pelo Banco de Portugal para integrar o Grupo de Contacto com o Mercado sobre o Euro Digital que irá ao longo dos próximos meses discutir as principais opções relativas à conceção e distribuição de um potencial euro digital e as oportunidades que a sua introdução poderá trazer para os vários setores de atividade em Portugal.

O projeto do euro digital, que está a ser desenvolvido pelo Eurosistema – que integra o Banco Central Europeu e os bancos centrais da zona Euro- está em fase de investigação até ao final de 2023. Nesta altura estão a ser estudados os desenhos funcional e técnico para a sua implementação. O objetivo do euro digital não será a substituição do dinheiro físico, mas aumentar o conjunto de opções de pagamento ao dispor dos cidadãos da zona Euro. A ser emitido, o euro digital será a Moeda Digital de Banco Central do Eurosistema.

O Grupo agora criado pelo Banco de Portugal integra mais de 20 especialistas, selecionados com base na sua experiência profissional e ligação ao sistema financeiro e, em particular, à área dos pagamentos.

Os trabalhos do Grupo de Contacto com o Mercado sobre o Euro Digital tiveram início na passada semana e deverão prolongar-se ao longo da fase de investigação do projeto, até final de 2023.

Saiba mais aqui.

Thinking about tomorrow? Let's talk today.

Conhecimento