17.09.2020

Áreas de Prática: Propriedade Intelectual e Tecnologias de Informação

Tipo: Abreu

Abertas as candidaturas para edição de 2020 do Law and Technology Award

A Abreu Advogados promove a 3.ª edição do Law and Technology Award, um concurso destinado a incentivar o interesse na relação entre Direito e Tecnologia e facilitar a integração na sociedade de advogados estagiários preparados para exercerem a profissão no novo paradigma tecnológico.

Podem concorrer os finalistas da licenciatura em direito e os licenciados em direito que frequentem mestrado ou LL.M.

 

Na edição deste ano, os trabalhos a submeter devem responder a uma das seguintes questões:

  1. Uma criação (e.g. uma invenção nova suscetível de aplicação industrial, uma obra musical original) que seja o resultado da atividade produtora de um robô pode ser objeto de um direito subjetivo? Caso a sua resposta seja afirmativa, quem é o titular desse direito? E quem é o seu inventor / autor?
  1. Privacidade e “Comoditização” de dados pessoais: deveremos poder vender todos os nossos dados?
  1. A produção e utilização de automóveis autónomos é uma das tendências do futuro da mobilidade. O direito português vigente em matéria de responsabilidade civil fornece respostas adequadas às questões jurídicas suscitadas pela circulação de automóveis autónomos, ou deveria ser alterado? Neste último caso, em que sentido?

 

Os trabalhos são submetidos em documentos pdf e word, devendo ter entre 15 e 20 páginas A4, com letra Times New Roman, tamanho 12, em espaço duplo. Devem ser enviados por email para: [email protected] até 30 de outubro de 2020.

O júri é composto por Armando Martins Ferreira, sócio da Abreu Advogados, Luís Barreto Xavier, consultor para a inovação da Abreu Advogados, e Ricardo Henriques, sócio da Abreu Advogados.

O vencedor receberá um prémio monetário de 1.000 € (mil euros) e, desde que aprovado em entrevista, será convidado para realizar o estágio profissional na Abreu Advogados.

Conhecimento