05.05.2022

Áreas de Prática: Financeiro

Setores: Banca e Serviços Financeiros, FinTech

Tipo: Abreu

Prémio Abreu Advogados distingue duas teses sobre Fintech e recuperação de empresas

João Vieira dos Santos e José Machado são os vencedores da 5ª edição do Prémio promovido pelo Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados que distingue investigações inovadoras para a prática do direito. Cada um recebeu o montante de 3.750€ e a possibilidade de publicação dos seus trabalhos pelas Edições Almedina.

João Vieira dos Santos e José Machado são os vencedores, ex aequo, da 5ª edição do Prémio Abreu Advogados, uma das mais prestigiadas competições nacionais dedicadas à investigação e à inovação para a prática do direito. A cerimónia de entrega das distinções teve lugar hoje no auditório da Sociedade de advogados em Lisboa e contou com a presença dos vencedores e dos membros do júri e com as intervenções de Inês Sequeira Mendes, Managing Partner da Abreu Advogados, e Luís Barreto Xavier, Presidente do Instituto de Conhecimento.

João Vieira dos Santos foi premiado pela tese de doutoramento apresentada na Faculdade de Direito da Universidade do Porto, com o tema “Regulação de formas de financiamento Fintech, Crowdfunding e ICO”, enquanto José Machado foi distinguido pela tese de doutoramento que apresentou na Escola de Direito da Universidade do Minho, sobre “A responsabilidade civil dos gestores por violação do dever de promover a negociação no âmbito dos instrumentos pré-insolvenciais de recuperação de empresas”.

Com uma periodicidade bienal, o Prémio Abreu Advogados tem como objetivo promover a realização de trabalhos de investigação em domínios jurídicos novos ou com uma vertente marcadamente inovadora. Cada um dos vencedores desta edição vai receber o montante de 3.750€ e ter a possibilidade de publicar os respetivos trabalhos pelas Edições Almedina.

“A dificuldade em escolher apenas um vencedor para esta edição é demonstrativa da qualidade dos trabalhos apresentados. Estamos muito satisfeitos com as distinções atribuídas a João Vieira dos Santos e José Machado, que conseguiram combinar um trabalho de investigação rigoroso com um pensamento crítico e criativo sobre temas tão atuais para a prática do direito.”, destaca Luís Barreto Xavier, Presidente do Instituto de Conhecimento.

O júri para esta edição do Prémio Abreu Advogados foi composto por Alexandre Dias Pereira, Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; Benjamim Silva Rodrigues, Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça; Diogo Pereira Duarte, sócio da Abreu Advogados; Filipa Calvão, Professora da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa; Isabel Marques da Silva, Juíza Conselheira do Supremo Tribunal Administrativo; Luís Gonçalves da Silva, consultor da Abreu Advogados; Marta Costa, sócia da Abreu Advogados e Paulo de Tarso Domingues, sócio da Abreu Advogados e Diretor da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.

 

Conhecimento