Carmo Sousa Machado
Sócia | Lisboa
Carmo Sousa Machado trabalha maioritariamente em assuntos de natureza civil e laboral, incluindo contencioso. Foi ainda responsável pela criação da área de prática de direito de trabalho na Abreu Advogados, área à qual se dedica em quase exclusividade há mais de 30 anos.
Exerceu funções de Presidente do Conselho de Administração da Abreu Advogados de abril de 2017 a abril de 2021, tendo sido Managing Partner entre 2004-2007
É atualmente Immediate Past Chair e Chair do Former Chairs Committee da Associação mundial de sociedades de advogados independentes Multilaw, tendo sido Chair desta network entre 2019 e 2023. Durante o triénio de 2020 – 2022, foi também Vice-Presidente do Conselho Geral da Ordem dos Advogados Portuguesa.
Tem intervenção em assuntos relacionados com aquisições, vendas, fusões e reestruturações de empresas, sempre da perspetiva laboral / recursos humanos (tanto a montante na realização de processos de due diligence, quanto na concretização dessas operações). Conta ainda com experiência na transmissão de estabelecimentos e assuntos conexos, na contratação e na cessação de contratos de trabalho sobretudo ao nível de quadros superiores, na condução de processos disciplinares, bem como no acompanhamento dos respetivos processos de pré-contencioso e contencioso laboral.
A assessoria prestada é transversal a vários setores de atividade e tem especial enfoque nas áreas da saúde, transportes, construção, serviços, retail e comunicações, tendo participado em algumas das mais importantes operações de reestruturação de grupos multinacionais ocorridas em Portugal.
Carmo Sousa Machado integra a Abreu Advogados desde 1996, tornando-se Sócia em 1999. Foi nomeada Thought Leader – Labour & Employment 2020 pela WWL.
A prática da Abreu Advogados em Portugal é classificada pelas principais publicações do sector, tais como Chambers and Partners e The Legal 500.
Experiência
Habilitações académicas
Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1990)
Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
Pós-Graduação em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2000)