“As pessoas já não olham para o género quando querem promover alguém”
Aproxima-se o Dia Internacional da Mulher, data que convida à reflexão sobre o papel das mulheres na sociedade, as conquistas alcançadas e eventuais desafios que persistam para alcançarmos uma efetiva igualdade de género.
Neste contexto, Carmo Sousa Machado foi convidada do Podcast Advocatus, por se destacar como um exemplo de liderança feminina no setor jurídico português, no qual destacou que existe uma evolução real rumo à igualdade.
Carmo Sousa Machado sublinhou que “as pessoas já não olham para o género quando querem promover alguém”.
Tendo sido a primeira mulher a assumir o cargo de Managing Partner em Portugal e também a primeira chairwoman, numa sociedade de advogados, salientou que tinha consciência da importância dessa experiência, embora só tenha percebido mais tarde o verdadeiro impacto da posição e a forma como conseguiu inspirar outras pessoas. Acrescentou ainda o mérito de sócios, homens, que lhe “deram essa oportunidade e confiaram”.
Carmo Sousa Machado falou também sobre o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, tendo reforçado que é possível chegar ao topo e manter um equilíbrio com a vida pessoal: “organização é a chave, assim como ter boas redes de suporte, quer em casa, quer no trabalho”.Uma “sonhadora no bom sentido”, recordou ainda momentos da infância e juventude, em que sempre tentou combater injustiças e defender quem estava mais fragilizado. Questionada sobre conselhos para jovens advogados, destacou: “investir na sua formação, tentar ir sempre mais além, surpreender e acreditar”.
Ouça aqui o podcast.