28.07.2025

Desks: Angola Desk

Tipo: Abreu

Manuela Cunha condecorada em Angola no 50.º aniversário da Independência Nacional

Manuela Cunha foi condecorada pelo Presidente da República de Angola na cerimónia comemorativa dos 50 anos da independência do país. A condecoração reconhece “o valioso contributo, empenho, coragem, bravura e espírito de sacrifício demonstrado na Luta pela Independência Nacional”.

“É um trabalho do qual me orgulho muito. Tudo se resume na palavra ‘independência’. Tenho muita satisfação em ter sido útil. Nunca se esqueçam que a independência e a liberdade são valores que não se podem perder. E não se podem perder outros direitos conquistados, como a liberdade de expressão.”

Com uma carreira profundamente marcada pelo compromisso com os direitos humanos, a autodeterminação dos povos africanos e a justiça social, a advogada foi uma das principais vozes do movimento internacional contra o apartheid.

Presidiu ao Movimento Português Contra o Apartheid e participou ativamente em fóruns europeus e internacionais em prol da paz em Angola, da independência da Namíbia e da transição democrática na África do Sul, tendo sido observadora da União Europeia nas primeiras eleições livres deste último país.

Após um percurso profissional ligado à advocacia que se iniciou em 1972, no Tribunal da Relação de Luanda, em 2023 Manuela Cunha integrou a Abreu Advogados, em Lisboa, como consultora, no âmbito da Angola Desk.

Thinking about tomorrow? Let's talk today.

Conhecimento