Diogo Pessanha

Sócio Contratado | Porto

Diogo Pessanha é sócio contratado da Abreu Advogados desde 2022, trabalhando essencialmente na área de societário, comercial e M&A.

Tem particular intervenção em assuntos relacionados com corporate governance, prestando apoio regular a empresas nacionais e internacionais de diversos setores.

No âmbito das diversas operações e projetos de M&A em que intervém, assegura toda a análise societária e comercial, bem como a estruturação de aquisição, negociação e redação de contratos, tendo relevante experiência em transações nas áreas de saúde, metalomecânica, vinícola, têxtil e indústria química & petroquímica.

Conta ainda com uma vasta experiência na negociação e restruturação de créditos bancários e na criação de garantias nacionais e internacionais.

Presta igualmente assessoria em questões de direito laboral, com especial relevância à condução de processos de cessação do contrato de trabalho (despedimentos coletivos e de extinção do posto de trabalho) e de processos disciplinares.

Experiência

Assessoria a grupo multinacional do sector da indústria petroquímica na venda de uma participação de uma subsidiária canadiense de 50% e uma ação a concorrente norte-americano.

Assessoria a grupo multinacional do sector da indústria química & petroquímica na restruturação da sua dívida bancária de aproximadamente € 200 milhões, com haircut de € 140 milhões e reforço do pacote de garantias distribuído por nove jurisdições diferentes.

Assessoria a importante grupo nacional do sector privado da saúde na aquisição de diversas empresas e negócios de meios complementares de diagnóstico e, subsequentemente, assessoria aos seus acionistas na sua venda do grupo, em processo de “competitive bid” a multinacional concorrente.

Assessoria a clientes nacionais na aquisição de empresas e de ativos imobiliários, nacionais e estrangeiros, no sector vinícola.

Assessoria a cliente estrangeiro na aquisição de uma unidade de produção de pallets de madeira.

Assessoria a grupo nacional (com presença multinacional) na aquisição de empresa de produção e distribuição de materiais para a construção civil.

Assessoria a empresas nacionais e multinacionais (cujos quadros de pessoal conta em média com cerca de 300 a 450 trabalhadores) a diversas questões de direito laboral, com especial relevância à condução de processos de cessação do contrato de trabalho (despedimentos coletivos e de extinção do posto de trabalho) e de processos disciplinares.

Habilitações académicas

King’s College London

Mestre em International Commercial Law (LLM) (2010)

Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto

Licenciatura em Direito (2009)