Abreu Advogados assessora operação de entrada da Iberis Capital na Aquitex
A Abreu Advogados assessorou juridicamente a entrada da Iberis Capital no capital da Aquitex, numa operação que marca o início de um novo ciclo de crescimento para a empresa portuguesa do setor químico.
A Iberis Capital passou a deter uma posição maioritária na Aquitex, mantendo a família Faria na gestão executiva e numa posição minoritária no capital. A operação permitirá acelerar a expansão da empresa, reforçar o desenvolvimento de novos produtos e explorar novas oportunidades de negócio em mercados internacionais.
A assessoria da Abreu Advogados incidiu sobre a representação da parte vendedora, num processo complexo que envolveu a coordenação de múltiplos atos jurídicos e formais, bem como o enquadramento regulatório aplicável ao setor.
“Esta foi uma operação de cash and equity complexa, que estava sujeita a diversas condições suspensivas, nomeadamente a autorização da AdC, e que envolveu ordenamentos jurídicos diferentes, visto que uma das sociedades vendedoras é uma sociedade a operar ao abrigo do direito italiano”, sublinha Pedro Pessanha, consultor da Abreu Advogados para as áreas de societário, comercial e M&A e imobiliário, que liderou o processo.
A equipa da Abreu Advogados foi ainda composta por Diogo Pessanha, Miguel Rodrigues Leal, Benedita Pessanha e Maria Eduarda Fernandes.
Pelo lado da Iberis Capital, a operação foi assessorada do ponto de vista jurídico pela Deloitte Legal Telles e, no que concerne à identificação da oportunidade e à convergência estratégica entre as partes, pela BDO.