24.10.2022

Tipo: Abreu

A Direito no Metaverso

No caminho para a nova realidade, como potenciar o metaverso através do Direito?

Esta é a pergunta a que Luís Barreto Xavier, consultor da Abreu Advogados e presidente do Instituto de Conhecimento, responde artigo de introdução no e-book dedicado ao metaverso.

Faça o download.

O metaverso é uma realidade em construção, cujas componentes são objeto de investimentos significativos, em especial pelas grandes tecnológicas (big tech), a começar pela empresa anteriormente conhecida como Facebook, a Meta. Numerosos estudos projetam para os próximos anos um aumento vertiginoso do volume de negócios relacionados com o metaverso. Afirma-se que as empresas que souberem usar adequadamente o metaverso terão uma muito maior probabilidade de sucesso do que as que não investirem nele.

No entanto, subsistem ainda muitas incógnitas.

Antes de mais, no que toca à sua construção. Quanto tempo demorará a maturidade das tecnologias que lhe são essenciais? Que modelos vão prevalecer, de entre as alternativas imaginadas hoje? Qual o grau de interoperabilidade que se atingirá? Que relevância terá o papel desempenhado pelas big tech relativamente a outros players? Que nível de controlo terão os usuários individuais ou corporativos? Vão acentuar-se desigualdades regionais, sociais e geracionais?

Também relativamente ao seu uso. Será predominantemente profissional, laboral e comercial (B2B) ou ligado ao entretenimento (gaming) e consumo (B2C)? Vai substituir a era das redes sociais, concretizando a transição para a chamada Web3? Que articulação terá com o ecossistema blockchain, e especialmente com criptoativos e NFTs?

Leia o e-book completo, onde poderá saber mais sobre: Marcas e Direito de Autor, Due diligence de ativos intangíveis no metaverso, Proteção de dados, ESG e metaverso, Aplicações do Direito Imobiliário, Metaverso e sistema financeiro, Herança digital, Desafios fiscais, Metaverso ao serviço do interesse público, O mundo do trabalho e o metaverso, M&A no metaverso, Tratamento de dados pessoais sensíveis e menores, Responsabilidade Civil e Litigância no metaverso.

Os autores, da equipa da Abreu Advogados, são: Alexandra Courela, Benedita Marques Pombo, César Bessa Monteiro Jr., Cláudia Isabel Costa, Daniela Ferreira Faria, Gonçalo Malheiro, João Diogo Barbosa, João Vacas, José Maria Alves Pereira, Mafalda Teixeira de Abreu, Margarida Castillo Silva, Maria Rubina Silva, Maria Santa Martha, Marta Pinto Trindade, Matilde Carvalho e Cortinhal, Matilde Ortins de Bettencourt, Paulo de Tarso DominguesRicardo Henriques e Susana A. Duarte, Marta Costa.

Thinking about tomorrow? Let's talk today.

Conhecimento