Pedro Pessanha

Sócio | Porto

Pedro Pessanha é sócio da Abreu Advogados desde 2022, trabalhando essencialmente na área de societário, comercial e M&A e imobiliário.

Tem particular intervenção em assuntos relacionados com aquisição ou alienação de sociedades, reestruturação de negócios ou sociedades, fusões ou cisões de sociedades, contratos internacionais e acompanhamento de investimento estrangeiro, tendo assessorado clientes nacionais e internacionais no setor petroquímico, no setor da saúde – no subsetor dos meios complementares de diagnóstico – , na indústria têxtil e no setor dos transportes

Conta ainda com uma vasta experiência na aquisição e venda de ativos imobiliários, com especial enfoque no setor vinícola, nomeadamente na região demarcada do Douro.

Tem ainda intervenção na estruturação de operações de financiamento (project finance) internacionais, acompanhando regularmente projetos de energias renováveis a nível nacional.

Co-autor do capítulo sobre Portugal no “Handbuch der Europäischen Aktiengesellschaft – Societas Europaea –” de Jannot / Frodermann, publicado por C.F. Müller Verlag.

É Cônsul honorário do Reino da Bélgica no Porto, desde 2009.

Experiência

Assessoria a cliente nacional na compra a grupo multinacional de ativos afetos à produção de Vinho do Porto e, dois anos depois, na aquisição de todas as marcas e demais propriedade industrial ligada ao negócio inicial.

Assessoria a grupo nacional na aquisição de importante sociedade de distribuição de bebidas no Reino Unido.

Assessoria a cliente nacional na venda de empresa do setor petroquímico a um grupo alemão e na subsequente aquisição de empresas também do setor petroquímico detidas por entidades estrangeiras e multinacionais, em Portugal, em Itália, na Grécia e no Canada, reestruturação desse negócio e do seu financiamento, assessoria à reestruturação societária do grupo, acompanhamento de novas unidades no Brasil e no México, assessoria na revenda desse grupo de empresas a sociedade aberta espanhola.

Assessoria a sociedade aberta espanhola na aquisição de importante grupo petroquímico internacional com unidades industriais e sociedades no Reino Unido, na Turquia, na Roménia e nos Países Baixos.

Assessoria e acompanhamento na criação de start-up no setor privado da saúde, ativa nos meios complementares de diagnóstico, e acompanhamento do seu desenvolvimento, designadamente por aquisição de sucessivos laboratórios de análises clínicas, de sociedades titulares de unidades de imagiologia e de unidades de cardiologia, reorganização da sociedade e do grupo de sociedades por ela detidas em sede da entrada de investidores (alguns institucionais) no seu capital, assessoria na venda, dez anos depois, desse mesmo grupo, em “competitive bid”, a grupo multinacional do setor da saúde.

Assessoria a empresas e grupos familiares em diversos setores, na reorganização societária e dos seus acionistas, tendo em vista, muitas vezes, a transmissão geracional ou a separação de negócios e patrimónios inter-família.

Assessoria a clientes nacionais na aquisição de empresas, familiares ou multinacionais, de Vinho do Porto e de Sherry, em alguns casos em “competitive bid”.

Habilitações académicas

Escola de Direito do Porto da Universidade Católica Portuguesa

Formação complementar em contabilidade e gestão e em análise económico financeira de empresas (1983)

Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Licenciatura em Direito (1981)