25.05.2026

Áreas de Prática: Societário, Comercial e M&A

Tipo: Abreu

Manuel Santos Vitor e Rita Albuquerque assinam artigo da IBA

Manuel Santos Vitor e Rita Albuquerque contribuíram para o artigo “The impact of AI on M&A transactions: opportunities, risks and emerging market practices”, publicado pela International Bar Association (IBA).

No artigo analisam o impacto crescente da inteligência artificial nas operações de fusões e aquisições, destacando a forma como estas ferramentas estão a transformar várias fases do processo, desde a identificação de targets e due diligence até à preparação de documentos transacionais, negociação e integração pós-closing.

A publicação aborda também os principais riscos associados à utilização de IA em contexto transacional, incluindo questões de precisão, enviesamento, homogeneização de práticas de mercado e necessidade de supervisão humana. Os autores sublinham ainda a importância de estruturas de governação, protocolos de verificação e uma utilização responsável destas ferramentas pelas sociedades de advogados.

Consulte aqui o artigo.

Conhecimento