21.11.2019

Setores: Tecnologia, Media & Telecomunicações

Tipo: Abreu

Abreu na vanguarda da Cibersegurança com a integração de um Security Operations Center

A Abreu Advogados anuncia a abertura do mais recente Security Operations Center (SOC) português. Tem como nome Abreu SOC, utiliza inteligência artificial, e está integrada nas instalações da sociedade de advogados. A Abreu é a primeira no sector da justiça e advocacia em Portugal, e uma das primeiras entidades a nível mundial, a apresentar um SOC com instalações e equipa interna dedicadas, permitindo ao escritório prosseguir o trabalho que tem vindo a realizar na deteção e combate ao cibercrime em articulação com organizações públicas e privadas do mundo inteiro.

Este recente centro de informação e segurança está na vanguarda da tecnologia para o tratamento cuidado dos ativos (informacão, redes e sistemas) geridos pela sociedade, fomentando a expansão da capacidade da Abreu em matéria de cibersegurança e indo ao encontro da crescente exigência do mercado para a proteção da informação. Com esta solução, a Abreu potencia a sua capacidade de prevenção e proteção da informação, prosseguindo o caminho que tem percorrido de diferenciação, de inovação tecnológica e na aposta na eficiência para a proteção de dados numa era de novos desafios à transformação digital.

Para João Cupertino, responsável de IT na Abreu Advogados, “A Abreu orgulha-se por poder apresentar um novo serviço que espelha uma aposta clara em transformação digital, em especial na área da Cibersegurança, tendo como referência as maiores organizações multinacionais, independentemente do seu setor e dimensão. A nossa ação foi estruturada tendo como objetivo estabelecer a cooperação com outras entidades do sector e com organizações na área da cibersegurança. Queremos promover a criação de uma rede de partilha de inteligência e conhecimento no setor, para potenciar a deteção e defesa para as atuais e futuras ameaças cibernéticas. Os riscos à segurança são elevados e o mercado requer uma resposta rápida e eficaz por parte de todas as organizações, num ano em que as sociedades de advogados tiverem alguma projeção mediática em torno do tema da segurança informática”.

Abreu SOC está em funcionamento desde Setembro, tendo já realizado milhares de testes, promovendo a formação da equipa e a afinação dos procedimentos de suporte às atividades de cibersegurança. Trata-se de um serviço completo que visa assegurar o reforço da segurança da informação gerada e guardada pela sociedade de advogados mas também dos seus clientes e parceiros, dentro e fora do sector da advocacia e justiça. Com esta solução, os clientes da Abreu acedem a um mais amplo conjunto de serviços e recursos para lidar com a acelerada transformação digital que exige maior capacidade das organizações para a seguranca da sua informação.

As funções principais do Abreu SOC são a gestão e monitorização contínua e em tempo real de eventos da nossa infraestrutura tecnológica, correlacionando e analisando os dados para uma resposta e remediação coordenada e integrada com threat intelligence em ligação a países do mundo inteiro. Está incluído no Abreu SOC uma equipa multidisciplinar composta por 10 elementos, que engloba uma equipa interna de analistas de segurança de monitorização e análise de indicadores de compromisso, numa operação 24×7, em coordenação com equipas externas de resposta. As funções descritas estão suportadas num conjunto de ferramentas tecnológicas que permitem a correlação de eventos em tempo real com o objetivo de encontrar comportamentos suspeitos, assim como encontrar anomalias através de machine learning e o aumento da capacidade de análise e resposta utilizando  processos de automação e orquestração.

Saiba mais sobre o Abreu SOC no video abaixo.

Conhecimento