25.09.2025

Áreas de Prática: Público & Ambiente

Desks: Guiné-Bissau Desk

Tipo: Abreu

Energia para transformar vidas: projeto na Guiné-Bissau conquista prémio europeu do Financial Times

Acreditamos que a advocacia, enquanto pilar do Estado de Direito, tem uma responsabilidade única na transformação da sociedade e um enorme potencial de impacto positivo.

É nesse espírito que celebramos o prémio em Responsible Business nos Financial Times Innovative Lawyers Awards Europe 2025, com o inovador projeto para uma nova central solar em Bolama, Guiné-Bissau, que vai mudar vidas e levar eletricidade a cerca de 10.000 pessoas.

Designado “Ianda Guiné! Ação Lus ku Iagu”, o projeto foi assessorado a título pro bono para a ONG portuguesa TESE e financiado pela União Europeia e pelo Banco Mundial. Consistiu na criação de um enquadramento contratual inovador para a construção e exploração da primeira central solar no arquipélago dos Bijagós.

Como frisa o sócio Bruno Azevedo Rodrigues, “responsible business não é um slogan – é liderança em ação”: “Este projeto prova que responsible business não se resume ao lucro, mas sim ao impacto”, diz Bruno Azevedo Rodrigues (Cocoordenador do setor Projetos & Financiamento Estruturado), que em conjunto com o sócio Manuel Santos Vitor (Coordenador de Societário, Comercial e M&A e da Guiné-Bissau Desk), lideraram o projeto, com o pleno apoio do Comité Pro Bono da Abreu.

A Abreu Advogados coloca o seu conhecimento ao serviço de soluções com impacto positivo, em parceria com quem partilha esta ambição, para que o exemplo de hoje se torne o padrão de uma advocacia com propósito.

Nos Financial Times Innovative Lawyers Awards Europe 2025, a Abreu Advogados foi consagrada como a 5.ª sociedade mais inovadora da Europa — a melhor posição em Portugal – e obteve uma relevante subida de 24 lugares no ranking face a 2024.”

Thinking about tomorrow? Let's talk today.

Conhecimento