Bruno Azevedo Rodrigues

Sócio | Lisboa

Bruno Azevedo Rodrigues é Sócio da Abreu desde 2022, coordena o setor de Projetos e Financiamento Estruturado, concentrando-se em projetos nacionais e internacionais nos setores da energia e recursos naturais, transportes e infraestruturas.

A sua prática centra-se em financiamentos estruturados, desenvolvimento de projetos e operações de private equity e capital de risco, na área da energia e das infraestruturas convencionais, designadamente.

Antes de integrar a Abreu, o Bruno foi sócio numa outra sociedade internacional de advogados, onde liderou durante 12 anos a área de Energia e Recursos Naturais e foi um dos responsáveis pela área de Projetos & Financiamento, tendo sido membro da equipa de advogados externos que representou o Governo de Timor-Leste na negociação do Tratado de Delimitação da Fronteira Marítima com a Austrália.

Ao longo de mais de 20 anos, o Bruno tem aconselhado regularmente instituições financeiras (incluindo multilaterais), estados e sector público, fundos, empresas petrolíferas, utilities e IPPs em projetos de grande relevo em Portugal, Angola, Moçambique, Timor-Leste, Guiné Equatorial e Cabo Verde, tendo também liderado operações de M&A nos setores financeiro, industrial e de TI, entre outros.

Para além dos mandatos transacionais, presta também regularmente aconselhamento em matérias regulatórias e de resolução de litígios em sectores regulados.

O Bruno leciona regularmente em várias pós-graduações e mestrados nas áreas de project finance, corporate finance e Direito da Energia.

Experiência

Aconselhamento a sindicatos bancários (na qualidade de mutuantes), bancos agentes, empresas de projeto e sponsors em contratos de financiamento estruturado em Portugal, Espanha, Cabo Verde, França, Roménia, Brasil, Angola e Moçambique

Aconselhamento a instituições financeiras multilaterais em operações de financiamento de infraestruturas

Aconselhamento a empresas no desenvolvimento de projetos de energias renováveis de mais de 3GW

Aconselhamento a promotores tradicionais, IPPs, fundos de infraestruturas e utilities em operações de M&A no setor da energia

Aconselhamento em operações de private equity no sector das infraestruturas

Aconselhamento a gestores de organismos de investimento coletivo sobre questões regulatórias, constituição e registo de OIC

Aconselhamento a instituições financeiras multilaterais e governos em projetos de reforma legislativa

Aconselhamento sobre processos de resolução bancária e privatização,(banca e seguros)

Diretor do comité jurídico da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN)

Associações

Habilitações académicas

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Licenciatura em Direito (1997)

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Pós-Graduação em Direito Fiscal (2003)

Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, Universidade Católica

Programa Avançado em Parcerias Público Privadas para Executivos (2007)