Abreu Advogados acolhe debate sobre o papel dos Family Offices no quadro geopolítico global
A Abreu Advogados recebeu a 28 de novembro uma roundtable dedicada a Family Offices, organizada em parceria com a UBS e a Blackstone, que reuniu investidores, gestores de património e decisores atentos às tendências que moldam a gestão de grandes fortunas e patrimónios familiares. O evento reforçou a relevância de abordagens integradas na gestão patrimonial que articulem dimensões jurídicas, fiscais e financeiras num contexto global de incerteza e mudanças estruturais.
Nuno Cunha Barnabé, sócio co-coordenador da equipa de Direito Fiscal da Abreu Advogados, encerrou a manhã de discussão com uma intervenção sobre “O papel e desafios (legais) dos Family Offices em Portugal” no contexto actual.
“O ecossistema dos family offices está a atravessar uma transformação estrutural que exige maior profissionalização, transparência e estruturas de governação preparadas para a maior transição geracional de fortunas da história da Humanidade. No contexto nacional o desafio ainda é maior já que a maioria dos patrimónios assenta em negócios familiares, onde a função de Family Office não tem real autonomia face à empresa e frequentemente não existe ainda um plano de sucessão do fundador”, referiu o sócio da Abreu Advogados.
O encontro contou igualmente com as intervenções dos profissionais da referência da UBS e da Blackstone, Maximilian Kunkel (Chief Investment Officer – Global Family and Institutional Wealth da UBS), Tiago Saraiva (Advisory Specialist da UBS), e Mateusz Dudarski (Managing Director e Head of the Product Specialist Group in EMEA da Blackstone).