Guilherme Santos Silva

Sócio | Lisboa

Guilherme Santos Silva é Sócio da Abreu Advogados desde 2004 e trabalha essencialmente em matérias relacionadas com litígios civis, comerciais e de transportes, bem como em arbitragens domésticas e internacionais, há mais de 28 anos.

Guilherme é o cocoordenador da área de prática de Contencioso e Arbitragem da Abreu Advogados, trabalhando em litígios comerciais e procedimentos arbitrais internacionais e multi-jurisdicionais altamente complexos.

Com uma vasta experiência em processos de arbitragem internacional, tem representado clientes em processos ligados a múltiplas jurisdições, tais como, Reino Unido, Arábia Saudita, China, Suíça, Angola, Alemanha, França, Israel, Brasil, Itália e Holanda, para além de Portugal.

Guilherme Santos Silva é um árbitro listado do “Concordia – Centro de Conciliação, Mediação de Conflitos e Arbitragem”.

Conduziu também vários casos relacionados com construção, vendas, hipotecas, penhoras e execução de dívidas em navios e aviões e prestou assistência ao longo dos respetivos processos judiciais. Guilherme Santos Silva é autor de vários artigos sobre assuntos relacionados com a sua prática, especificamente arbitragem e direito marítimo e dos transportes, publicados por editoras nacionais e internacionais, incluindo Wolters Kluwer e Yorkhill Law Publishing. Escreveu recentemente em co-autoria a primeira “Lei de Arbitragem, Conciliação e Mediação de Moçambique Comentada”.

Guilherme Santos Silva é também o cocoordenador da Angolan Desk da Abreu Advogados, trabalhando frequentemente com empresas angolanas, bem como de outros países africanos de língua oficial portuguesa, tendo um conhecimento profundo da legislação numa vasta gama de sectores.

Trabalha ativamente no mercado angolano há cerca de 20 anos prestando assistência, no âmbito da cooperação com escritórios de advogados locais, a Clientes do sector do Petróleo e Gás, Construção e Manutenção, Imobiliário, Aviação, Navegação e Telecomunicações, em assuntos gerais de negócios, corporativos e comerciais, bem como relacionados com a resolução de litígios.

Arbitration and Mediation, Portugal (2020-2022)

Corporate Law, Portugal (2020-2022)

Litigation Law, Portugal (2020-2022)

Transportation Law, Portugal (2010-2022)

Guilherme Santos Silva acts on maritime law cases as part of a wider practice which spans dispute resolution and financing issues.

Guilherme Santos Silva co-leads the team and offers advice to large international corporations on high-value, multi-jurisdictional litigation matters. His expertise encompasses civil and commercial disputes.

Band 4, Dispute Resolution “Guilherme Santos Silva comes recommended by sources, who state that his “advocacy and thinking on his feet are top-class.” He represents clients in commercial and civil litigation as well as transportation litigation, frequently acting for clients in regulated sectors.”

Band 4, Dispute Resolution “Peers note Guilherme Santos Silva’s experience in ship registration and mortgage enforcement mandates. He also acts for insurers on commercial litigation relating to contracts of carriage.”

Best Lawyer of the year – Transportation Law (2016)

Experiência

Assessoria a uma empresa multinacional numa arbitragem internacional ICC com sede em Paris envolvendo várias contrapartes angolanas, (na qual o Tribunal Arbitral condenou as contrapartes a pagar ao Cliente uma indemnização de mais de 650 milhões de USD) bem como processos judiciais em vários países, incluindo Angola, França, BVI e Países Baixos.

Assessoria num litígio relativo a um contrato de 800M USD no âmbito da energia solar, que correu nos tribunais portugueses e chineses, bem como numa arbitragem ICC com sede em Genebra.

Assessoria a um banco britânico num litígio multijurisdicional relativo a um contrato de EUR 400M no âmbito dos Media, com vários processos em curso nos tribunais portugueses.

Assessoria a uma empresa espanhola de energia numa arbitragem em Portugal contra uma empresa portuguesa de energia.

Assessoria a um estaleiro naval português numa disputa superior a 40 milhões de euros, envolvendo vários processos judiciais e uma arbitragem em Portugal.

Assessoria a um Fundo de Capital de Risco numa arbitragem em Portugal contra várias entidades.

Assessoria a um produtor de energia independente angolano numa arbitragem Ad-hoc Uncitral contra uma empresa estatal de Angola.

Assessoria a um cliente suíço numa disputa contra uma empresa americana envolvendo processos judiciais em Portugal e no Reino Unido.

Assessoria a uma empresa portuguesa em processo de arbitragem LCIA (Londres) intentado por uma empresa estrangeira.

Assessoria a um cliente americano no contrato EPC para o LNG de Angola.

Assessoria ao consórcio Angola LNG em vários assuntos relacionados com o projeto Angola LNG.

Assessoria a um cliente brasileiro com a venda (USD 1 bilião) de uma subsidiária portuguesa com interesses em Angola.

Assistência a cliente israelita em processos judiciais em Portugal envolvendo o wet leasing de um avião.

Assessoria a estaleiro australiano no âmbito de concurso público internacional para construção de vários navios ferries para operar em Portugal na travessia do Tejo e processos judicias que se seguiram.

Assessoria a uma empresa estatal angolana em processo judicial intentado em Portugal por uma empresa portuguesa.

Assessoria a um cliente angolano relativamente a contrato na área do comércio internacional e a uma arbitragem na Rússia.

Aconselhamento a um cliente estrangeiro com a compra de uma participação num parque eólico off-shore em águas profundas.

Associações

Habilitações académicas

Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa

Licenciatura em Direito (1991)