Abreu Advogados e NOVA Law inovam e criam Cátedra em ESG

A Abreu Advogados, o Instituto de Conhecimento da Abreu e a NOVA School of Law assinaram um protocolo de cooperação na área da Sustentabilidade, que prevê a criação da “Abreu Chair in ESG Impact” e estabelece uma parceria no âmbito do NOVA Green Lab.

A Abreu Chair in ESG Impact é uma cátedra inovadora, dedicada às dimensões ambientais, sociais e de governance, de modo a contribuir para a formação especializada dos estudantes de Direito naquela que é uma das áreas fundamentais para o futuro das organizações. Neste âmbito, a NOVA contratará, mediante concurso internacional, o académico que liderará este projeto. O NOVA Green Lab, centro de conhecimento da Faculdade dedicado ao Direito do Ambiente, Urbanismo, Energia e Alterações Climáticas, passa também a contar com a colaboração e parceria da Abreu.

A assinatura teve lugar na Faculdade de Direito da Universidade NOVA de Lisboa, numa cerimónia que contou com a presença de Mariana França Gouveia, Diretora NOVA School of Law, de Inês Sequeira Mendes, managing partner da Abreu Advogados, e de Luís Barreto Xavier, o consultor para a Inovação da Abreu Advogados que preside ao Instituto de Conhecimento da sociedade de advogados.

Com o foco na colaboração para o desenvolvimento de investigação, elaboração de estudos e artigos, partilha de conhecimento e prestação de serviços em torno das questões ambientais, sociais e de governance, o protocolo agora assinado entra imediatamente em vigor e prevê uma parceria por um período de três anos. Para além da cátedra e do desenvolvimento conjunto de diversos projetos em torno desta temática, estão ainda previstas várias iniciativas com vista à sensibilização de todo o sector jurídico para um dos principais temas da agenda social e económica mundial.

“Inovação e sustentabilidade encontram-se no ADN da Abreu Advogados, pelo que é natural a associação à NOVA School of Law para potenciar o desenvolvimento académico da sustentabilidade e dos temas ESG, cada vez mais centrais na atividade das empresas e das outras organizações. Formar profissionais do direito preparados para liderar as transformações necessárias para garantir um futuro sustentável do planeta é o objetivo comum da Abreu e da NOVA”, afirma Inês Sequeira Mendes, Managing Partner da Abreu Advogados.

A Abreu Advogados conta com um percurso pioneiro na sustentabilidade. Recorde-se que foi a primeira sociedade de advogados a publicar, em 2008, um relatório de sustentabilidade no respeito pelas diretrizes da GRI – Global Reporting Initiative, apresentando publicamente os principais indicadores. Também em 2008 a sociedade tornou-se membro do BCSD – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável e integrou do programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, o Global Compact. Desde 2015 que a Abreu é a primeira sociedade de advogados portuguesa a integrar o movimento internacional “B Corp”.

O Green Lab da NOVA School of Law é um dos 12 centros de conhecimento criados pela instituição para fazer face aos desafios do mundo do Século XXI e que vão desde o ambiente à garantia dos direitos humanos, valores aos quais o ensino do Direito deve estar associado.

“As faculdades devem acompanhar a evolução da sociedade e a NOVA School of Law tem feito este caminho como nenhuma outra em Portugal. Não podemos seguir o presente, sem pensar no futuro, sem pensar na dignidade da pessoa humana e sem pensar nas próximas gerações. Esta cátedra que agora criamos, em colaboração com a Abreu, é mais um sinal do caminho que deve ser seguido pelas instituições de ensino superior. Queremos, com esta parceria, garantir que os futuros juristas e advogados se tornem profissionais com mais competências para dar resposta aos grandes desafios que se avizinham e para os quais devemos estar preparados”, diz Mariana França Gouveia, Diretora da NOVA School of Law.

O concurso internacional para contratação de um docente na categoria de professor auxiliar na área da sustentabilidade vai arrancar ainda durante o ano de 2021, devendo o mesmo estar concluído no primeiro semestre de 2022. Atualmente a NOVA School of Law conta com sete professores de nacionalidade estrangeira sendo uma mais-valia para a instituição esta partilha de saber e experiência.

Conhecimento