07.05.2025

Setores: Agroalimentar

Campo Legal | 16 – 30 abril

A UE comprometeu-se a investir mais de 300 milhões de euros em esforços de conservação dos oceanos na Conferência «Our Ocean», em Busan

No dia 29 de abril, na Conferência «Our Ocean», em Busan, na República da Coreia, a União Europeia anunciou um financiamento de 301 485 000 euros para apoiar ações nos domínios da economia azul sustentável, poluição marinha, áreas marinhas protegidas, oceanos digitais, pesca sustentável e oceanos e alterações climáticas.

A conferência deste ano, que celebra o seu 10.º aniversário, apresentará as realizações e as melhores práticas decorrentes dos compromissos voluntários assumidos pela comunidade oceânica mundial ao longo da última década.

Sob o tema «Oceanos digitais», a conferência reunir-se-á para explorar a interseção entre a tecnologia e a conservação dos oceanos.

 

Relatório da UE destaca sucessos e desafios na erradicação dos besouros longicórneos

A Comissão Europeia publicou um novo relatório que descreve em pormenor a situação e as medidas de controlo implementadas em resposta aos surtos do escaravelho asiático e do escaravelho dos citrinos, duas pragas prioritárias sujeitas a quarentena na UE.

Estas espécies invasoras representam uma ameaça significativa para mais de 100 espécies vegetais, incluindo árvores ornamentais e florestais, causando a morte rápida das plantas. No entanto, o relatório conclui que medidas de controlo eficazes podem erradicar com sucesso os surtos, mesmo em zonas com infestações persistentes.

O relatório salienta a importância de uma ação rápida, observando que os atrasos no abate e destruição das plantas infestadas podem facilitar a propagação do besouro asiático, levando a novos surtos.

O relatório da Comissão fornece informações valiosas sobre a gestão destas pragas de alto risco, sublinhando a necessidade de medidas de controlo rápidas e eficazes para proteger a saúde vegetal da UE.

(Vd. Documentos e estudos)

 

Boletim MARS de abril do Joint Research Centre da Comissão Europeia

De acordo com a edição de abril do Boletim MARS – monitorização das culturas na Europa, em todo o continente observam-se duas situações claramente diferentes. Na Europa Central e do Norte, predominam as condições de seca, o que resulta em défices de humidade do solo que podem afetar negativamente o desenvolvimento das culturas de inverno. Em contrapartida, o sul da Europa beneficiou de chuvas abundantes, que melhoraram a humidade do solo e aumentaram as perspetivas de rendimento das culturas.

A sementeira está a progredir em toda a UE, com a sementeira da cevada de primavera e da beterraba sacarina quase concluída em muitos países, enquanto a sementeira do milho e do girassol está em curso. Na Europa Central e Oriental, uma combinação de ondas de frio e chuvas recentes atrasou a sementeira das culturas de primavera e verão. Em geral, embora as condições de seca tenham sido bem-vindas para a sementeira, são agora necessárias chuvas adicionais para apoiar a emergência e o crescimento inicial das culturas.

As perspetivas de rendimento permanecem razoáveis na Europa, com Espanha e Roménia a esperar rendimentos acima da média, enquanto a nossa previsão permanece bem abaixo da média na região ocidental do Magrebe e no leste da Ucrânia devido à seca persistente.

O boletim deste mês apresenta uma secção alargada sobre a Turquia, onde o desenvolvimento das culturas de inverno e primavera é afetado por ondas de frio e pela falta de chuvas durante o período de inverno, reduzindo as perspetivas de rendimento.

(Vd. Documentos e estudos)

 

Boletim Mensal da Agricultura e Pescas do INE de abril

Segundo o mais recente Boletim do Instituto Nacional de Estatística, as previsões agrícolas, em 31 de março, apontavam para uma campanha de cereais a decorrer dentro da normalidade, apesar de algumas searas começarem a evidenciar sintomas de asfixia radicular.

Por outro lado, a intensa precipitação condicionou também a realização das adubações de cobertura e a aplicação de fungicidas.

A instalação da batata encontra-se atrasada devido ao excesso de precipitação que encharcou os solos.

(Mais informação – nomeadamente quanto a Gado, aves e coelhos abatidos, Produção de aves e ovos, Produção de leite e produtos lácteos, Pescado capturado, Preços e índices de preços agrícolas – disponível em Documentos e estudos)

Conhecimento