15.05.2025
Áreas de Prática: Contencioso & Arbitragem, Concorrência, Regulação e União Europeia, Societário, Comercial e M&A
Tipo: Abreu
Abreu Advogados anuncia entrada de Maria João Melícias
Ana Grosso Alves, Eduardo Peixoto Gomes e João Bravo da Costa são promovidos a sócios. Sociedade de Advogados ultrapassa pela primeira vez faturação de 50 milhões de euros em 2024.
A Abreu Advogados acaba de integrar Maria João Melícias como Co-coordenadora da Área de Prática de Concorrência, Regulação e União Europeia, trazendo consigo mais de 20 anos de experiência diversificada na sua área, tanto no setor público como no privado, enquanto antiga administradora executiva da Autoridade da Concorrência, referendária do Tribunal de Justiça da União Europeia e advogada ao longo de mais de uma década. Maria João Melícias coordenou os trabalhos preparatórios das mais importantes reformas legislativas na última década no domínio do direito da concorrência em Portugal. A nova entrada resulta da aposta firme na área de Concorrência que é cada vez mais relevante para o mercado.
A Sociedade de Advogados anuncia também a promoção a sócios de Ana Grosso Alves, de Contencioso & Arbitragem, Eduardo Peixoto Gomes, de Societário, Comercial e M&A, e João Bravo da Costa, da Angola Desk.
Estas contratações e promoções – a par da entrada de Miguel Rodrigues Leal e Catarina Mascarenhas e da progressão de André Modesto Pinheiro, Isabel Pinheiro Torres, Guilherme Mata da Silva e Paulo Amaral Basílio para sócios contratados, anunciadas na semana passada – refletem a estratégia de crescimento e valorização da Abreu, assim como a aposta clara nas áreas de prática de Concorrência, Contencioso & Arbitragem, Societário, Comercial e M&A, Financeiro, Tecnologia e TMT e Público e Ambiente.
Aposta na área de Concorrência, Regulação e UE com integração de Maria João Melícias
O crescimento da equipa Abreu tem sido uma das prioridades da Sociedade em áreas centrais para o desenvolvimento do negócio. Com as mudanças geopolíticas e um novo paradigma europeu, a Abreu Advogados está empenhada no reforço da área de Concorrência, Regulação e União Europeia, com a integração de Maria João Melícias, nova Co-coordenadora desta área de prática.
“A minha experiência e know-how no ecossistema posicionam-me para assistir as empresas nesse caminho, facilitando o alinhamento estratégico entre os seus objetivos de negócio e as exigências da concorrência, a nível nacional e internacional. A cultura de qualidade técnica, organizacional e humana que encontro na Abreu, a sua constante ambição de crescimento e inovação, estão totalmente alinhadas com a minha visão e valores, pelo que a integração no projeto não me poderia proporcionar maior satisfação”, salienta Maria João Melícias.
Três novos sócios
Inês Sequeira Mendes, Managing Partner da Abreu Advogados, frisa a este propósito: “É com muita alegria que partilho que decidimos convidar a integrar o corpo de sócios os advogados Ana Grosso Alves, João Bravo da Costa e Eduardo Peixoto Gomes, em reconhecimento pelo mérito, percurso de excelência e liderança nas suas áreas, assim como pela dedicação ao projeto da Abreu Advogados. A Managing Partner sublinha que os convites aos novos sócios refletem também a importância atribuída ao crescimento orgânico e à renovação geracional da Sociedade, o que considera “fundamental para a continuidade do projeto da Abreu Advogados”.
Marco dos 50 milhões de euros (ME) ultrapassado
Inês Sequeira Mendes salienta que o resultado consolidado segue a trajetória ascendente dos últimos anos, na sequência da aposta firme na atração de talentos, do desenvolvimento de áreas de prática essenciais para o crescimento do negócio e do compromisso com a excelência para responder aos desafios apresentados pelos clientes.
“Trata-se de um resultado que reflete o investimento em inovação, tecnologia e melhoria dos processos, assim como na aposta na internacionalização”, destaca nês Sequeira Mendes, acrescentando que, além disso, evidencia também o sucesso da visão orientada para a sustentabilidade como um pilar essencial para um crescimento responsável e de longo prazo.
“A Abreu Advogados pretende continuar a crescer e posicionar-se como uma das melhores sociedades de advogados portuguesas”, frisa.
Nos últimos cinco anos, a Abreu Advogados registou um crescimento de 53%.
A internacionalização da Sociedade apresenta igualmente bons resultados, com o mercado internacional a representar 45% da faturação global, com destaque para Espanha, Estados Unidos e Reino Unido, além da rede internacional da Abreu nos mercados lusófonos, nomeadamente em Angola, Moçambique e Timor-Leste.
Verifica-se igualmente um crescimento da captação e retenção de talento para uma equipa de 371 colaboradores, entre eles 237 advogados e 46 sócios.
Inovação tecnológica e novas parcerias
O ano de 2024 ficou marcado pela aposta da Abreu no desenvolvimento e integração de ferramentas tecnológicas de última geração, nomeadamente com a aplicação da Inteligência Artificial. A Abreu Advogados foi a primeira Sociedade em Portugal a implementar, de forma transversal, a utilização do Microsoft Copilot, ferramenta de inteligência artificial da empresa norte-americana, para todos os colaboradores da firma.
Na sequência da parceria com a Microsoft, foi também criado um inovador portal de inteligência artificial intitulado A: Conhecimento. Esta nova ferramenta, baseada no motor Copilot, foi pensado para melhorar a eficiência do escritório e garantir um acesso mais fácil e rápido às informações e recursos necessários para o desenvolvimento do negócio, otimizando a gestão de conhecimento e facilitando a colaboração entre todos os colaboradores de uma forma segura e facilitada.
Além disso, foi alargada a estratégia de cooperação regional com a assinatura de um protocolo de parceria com o escritório de advogados Manuel Rebanda & Associados, sediado em Coimbra. Este acordo assegura a troca de conhecimento e experiências entre as duas organizações.
O projeto internacional da Abreu Advogados, focado no desenvolvimento de iniciativas no estrangeiro, teve especial destaque em 2024, com a realização da Conferência – Corredor do Lobito, em Angola. Este evento juntou alguns oradores de referência, como o ministro dos transportes de Angola, para discutir as oportunidades e vantagens que o Corredor do Lobito poderá trazer ao país africano. Destaca-se também a realização da conferência “Inovação e Compliance num setor financeiro em mudança”, realizada em Moçambique, e o acolhimento de conferências internacionais em Lisboa, como a Interlex Regional Meeting ou a AEEC Spring Conference.
Em termos de reconhecimento internacional, a Abreu Advogados foi nomeada em três categorias dos Financial Times Innovative Lawyers Awards Europe, alcançando o 29º lugar nas firmas mais inovadoras da Europa. Nos The Lawyer European Awards, a Abreu foi considerada a 3ª melhor a nível europeu na categoria de Most Impactful ESG Initiative, bem como a 3ª melhor firma da Península Ibérica, num total de três nomeações. Foi novamente nomeada para Regional Law Firm of the Year: Lusophone Africa, nos Chambers Africa Awards.