31.07.2025

Áreas de Prática: Público & Ambiente

Tipo: Imprensa

Fonte: Jornal de Negócios

Madalena Bernardes Coelho analisa o novo regulamento europeu de rotulagem de embalagens

A rotulagem de embalagens é muito mais do que uma obrigação legal – é uma ferramenta poderosa de comunicação entre empresas, consumidores e reguladores, afirma Madalena Bernardes Coelho num artigo de opinião publicado pelo Jornal de Negócios. Nos últimos tempos, temos assistido a um aumento das chamadas “Green Claims”, muitas vezes enganosas, que confundem o consumidor e fragilizam a confiança no mercado. A tão esperada Diretiva “Green Claims” continua por publicar, mas isso não significa que o setor tenha parado.

O novo Regulamento das Embalagens é um desses passos. Introduz um rótulo harmonizado, com pictogramas simples e acessíveis, que substitui o antigo símbolo SIGRE. Este novo rótulo deve informar claramente sobre os materiais da embalagem, ajudando o consumidor a fazer a triagem correta — e deve ser compreensível por todos, incluindo pessoas com deficiência.

Para as embalagens compostáveis, o regulamento exige que se indique que não são adequadas para compostagem doméstica nem devem ser descartadas na natureza. Já as embalagens reutilizáveis terão de incluir informação clara sobre essa característica, com recurso a QR Codes ou suportes digitais que expliquem como e onde podem ser reutilizadas.

Leia o artigo aqui.

Thinking about tomorrow? Let's talk today.

Conhecimento