Exclusão Digital é o tema do Legal Up 2023/2024 da Abreu Advogados

O Legal Up, cujo tema é escolhido bienalmente, é o programa definido para a área de sustentabilidade da Abreu Advogados, em torno do qual são desenvolvidas iniciativas internas e externas de sensibilização e promoção do debate público.

“Não deixamos ninguém offline” é o mote de lançamento do novo tema do Legal Up da Abreu Advogados, que nos próximos dois anos será dedicado à exclusão digital, uma nova forma de desigualdade social que afeta uma parte muito significativa da população portuguesa.

Em 2023 e 2024, a Abreu Advogados irá desenvolver um conjunto de iniciativas de combate às desigualdades no acesso ao digital e de promoção da literacia digital em vários estratos sociais e faixas etárias. Entre as ações previstas, destaca-se a publicação de um Manual de literacia jurídica dedicado à exclusão digital e de guias de boas práticas de cibersegurança ou a parceria com algumas associações tendo em vista a disponibilização de material informático.

Além de iniciativas externas, estão previstas várias ações internas com os colaboradores da Abreu Advogados, com o intuito de sensibilizar para a temática da exclusão digital. “Com a crescente modernização e digitalização dos mais variados processos do nosso dia-a-dia, torna-se cada vez mais notória e preocupante a temática da exclusão digital.

Em Portugal, por exemplo, de acordo com dados da União Europeia, quase metade da população nacional não tem competência digitais básicas. Esta é uma questão que deve ser combatida, de forma concertada entre empresas e Estado, de forma a podermos atenuar aquela que acaba por ser uma nova forma de desigualdade social. Ao escolhermos o tema da exclusão digital para o nosso Legal Up queremos contribuir para colocar este tema na agenda pública e definir políticas que permitam uma redução da iliteracia digital que ainda existe no nosso país”, destaca Alexandra Courela, sócia e co-coordenadora do Programa Pro Bono da Abreu Advogados.

Nos últimos dois anos – 2021 e 2022- o Legal Up da Abreu Advogados foi dedicado à Saúde Mental, ao longo do qual desenvolveu um conjunto de iniciativas internas e externas, entre as quais o lançamento do primeiro guia de literacia jurídica “A gestão do património, o regime do maior acompanhado”; a realização do primeiro webinar organizado para promover o debate e sensibilizar para o estado da saúde mental em Portugal; a promoção do Fórum de Saúde Mental nas autarquias, um conjunto de três conferências dedicadas a diferentes dimensões da saúde mental; e o patrocínio institucional do Festival da Saúde Mental.

O conjunto de iniciativas desenvolvidas pode ser conhecido aqui.

Conhecimento