Abreu Advogados e NOVA FCT lançam curso “DataScience for Lawyers”
A Abreu Advogados, o Instituto de Conhecimento e a NOVA School of Science & Technology (NOVA FCT) juntam-se para lançar o novo curso DataScience for Lawyers, uma formação inovadora concebida para equipar profissionais do Direito com competências avançadas em ciência de dados, estatística e análise quantitativa.
O curso visa fomentar a inovação e a otimização de processos legais através da integração de técnicas de machine learning, análise de big data e visualização de dados, alinhadas às necessidades contemporâneas do setor jurídico, capacitando os participantes a melhorar a eficiência na gestão de processos e a basear decisões estratégicas em evidências quantificáveis, reduzindo incertezas e mitigando riscos.
Esta iniciativa inédita destina-se a profissionais do Direito que procuram integrar conhecimentos tecnológicos e analíticos na sua prática jurídica, como advogados (em sociedade e in-house), magistrados, juristas, profissionais de gestão em sociedades de advogados, consultores jurídicos, empreendedores (legal tech) e estudantes de Direito com aspiração para atuar na vanguarda da interseção entre Direito, tecnologia e ciência de dados.
A formação conta com docentes com vasta experiência em áreas como matemática, gestão, engenharia, direito, inovação e tecnologia. Os coordenadores do programa são:
• Isabel Gomes, Professora Associada no Departamento de Matemática da NOVA FCT e investigadora do NOVA Math.
• Luís Barreto Xavier, Consultor para a Inovação na Abreu Advogados, Presidente do Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados e Professor Convidado na UCP.
• Ricardo Henriques, membro executivo do Conselho de Administração da Abreu Advogados e da Direção do Instituto do Conhecimento.
O corpo docente inclui ainda outros especialistas como Alexandre Zavaglia, Catarina Mascarenhas (Consultora da Abreu Advogados), Hélder Santos, Diogo Ribeiro dos Santos e José Maria Alves Pereira (Advogado Principal da Abreu Advogados).
A formação intensiva de 40 horas está organizada em cinco módulos, proporcionando uma experiência que combina teoria e prática. Os participantes serão desafiados a desenvolver um projeto de análise de dados aplicado a um problema real na área do Direito, permitindo a aplicação imediata dos conteúdos do curso.
“Na Abreu Advogados, acreditamos que a advocacia do futuro exige ferramentas quantitativas, pensamento crítico baseado em dados e literacia tecnológica. Com o curso DataScience for Lawyers, em parceria com a NOVA FCT, estamos a dar um passo decisivo na capacitação dos juristas para lidarem com um mundo jurídico cada vez mais orientado por evidência e tecnologia. Esta iniciativa é um reflexo do nosso compromisso com a inovação, com o conhecimento aplicado e com uma prática jurídica mais eficiente, informada e transformadora”, refere Ricardo Henriques.
Por sua vez, Isabel Gomes salienta que este curso vai unir “a excelência académica e a inovação tecnológica para transformar o modo como o Direito é praticado e pensado”. Mais do que uma formação, o DataScience for Lawyers promete ser uma oportunidade para os juristas se posicionarem na linha da frente da transformação digital do setor jurídico”.
O curso DataScience for Lawyers terá início em novembro de 2025, em formato B-Learning, combinando aulas online em horário pós-laboral com sessões de abertura e de encerramento presenciais nas instalações da Abreu Advogados, em Lisboa, ao sábado.
Saiba mais aqui.