19.09.2025

Tipo: Abreu

Abreu Advogados é a 5.ª Sociedade mais inovadora da Europa e vence “Innovative Lawyers in Responsible Business” nos FT Innovative Lawyers Awards Europe 2025

A Abreu Advogados foi reconhecida na categoria de “Innovative Lawyers in Responsible Business”, com o inovador projeto para uma nova central solar na Guiné-Bissau, na cerimónia dos Financial Times Innovative Lawyers Awards Europe 2025, que decorreu em Londres, na noite de quinta-feira, onde foi igualmente a única sociedade portuguesa galardoada e distinguida como a mais inovadora de Portugal, ocupando a 5.ª posição.

“Em nome da Abreu Advogados, é uma verdadeira honra receber este prémio em Responsible Business. Este projeto totalmente inovador demonstra que a inovação jurídica pode mudar vidas. Ao ajudar a criar o enquadramento para a primeira central solar em Bolama, provámos que o Direito pode impulsionar a transformação social e ambiental”, afirma Bruno Azevedo Rodrigues, sócio da Abreu Advogados, depois da cerimónia de entrega de prémios, que decorreu no Museu de História Natural, reunindo as sociedades de advogados mais inovadoras da Europa.

Designado “Ianda Guiné! Ação Lus ku Iagu”, o projeto, assessorado a título pro bono para a ONG portuguesa TESE e financiado pela União Europeia e pelo Banco Mundial, consistiu na criação de um enquadramento contratual inovador para a construção e exploração da primeira central solar em Bolama, no arquipélago dos Bijagós, onde não existia acesso à rede elétrica.

“Para nós, na Abreu, responsible business não é um slogan – é liderança em ação. Este projeto prova que responsible business não se resume ao lucro, mas sim ao impacto”, reforça Bruno Azevedo Rodrigues.

A sociedade foi a assessora jurídica principal deste projeto, prestando aconselhamento à TESE que atua em cinco áreas: energia, água, gestão de resíduos, emprego e formação. Os sócios Manuel Santos Vitor (Cocoordenador de Societário, Comercial e M&A e da Guiné-Bissau Desk) e Bruno Azevedo Rodrigues (Cocoordenador do setor Projetos & Financiamento Estruturado) lideraram o projeto, com o pleno apoio do Comité Pro Bono da Abreu.

A noite nos Financial Times Innovative Lawyers Awards Europe 2025 ficou ainda marcada pela relevante subida da Abreu Advogados para o 5.º lugar no ranking das sociedades de advogados mais inovadoras da Europa, alcançando a melhor classificação entre as firmas portuguesas. Este resultado torna a Abreu a sociedade mais inovadora em Portugal, depois de uma subida de 24 posições face a 2024.
A firma obteve a pontuação máxima nos critérios de Inovação e Pessoas, reforçando o reconhecimento do seu compromisso com a transformação e a valorização do talento.

“É uma verdadeira honra e uma profunda responsabilidade sermos os vencedores do prémio ‘Most Innovative Law Firm in Responsible Business’, assim como sermos distinguidos como a Sociedade mais inovadora de Portugal e a 5.º mais inovadora da Europa. Estes reconhecimentos distinguem a visão e a estratégia da Abreu Advogados, mas acima de tudo o trabalho excecional das nossas equipas, que ao longo de 32 anos têm liderado a transformação no setor jurídico, apostando na tecnologia, na sustentabilidade e na inovação. Tudo para desenvolver soluções de impacto em projetos altamente complexos, ao serviço dos nossos clientes e da sociedade”, sublinha a Managing Partner da Abreu Advogados, Inês Sequeira Mendes.

Além do prémio que recebeu a Sociedade destaca-se nesta edição de 2025 com mais cinco nomeações em diferentes áreas e vê reconhecida a inovação e o trabalho realizado no último ano.

Desta forma, Abreu foi ainda nomeada nos seguintes projetos:

  • Most Innovative Law Firm in Europe.
  • Most Innovative Law Firm in Europe (outside UK).
  • Innovative Lawyers in Private Finance: A Abreu Advogados prestou assessoria no setor de Private Equity, em particular quanto à estruturação e implementação de um instrumento financeiro inovador desenvolvido com o Banco Português de Fomento para uma operação de investimento de um fundo de capital de risco nacional.
  • Innovative lawyers in Science and Technology: A Abreu Advogados assessorou a Selenis, líder global de soluções de poliéster, no estabelecimento de uma parceria com a Syre, empresa focada na reciclagem de têxteis em grande escala. Esta parceria visa combinar tecnologias avançadas de despolimerização e polimerização para reciclar têxteis de forma sustentável, em larga escala e com eficiência económica.
    Innovation in Knowledge and Data: A sociedade desenvolveu e implementou uma solução de dados abrangente (Abreu:360º) que integra o seu CRM, ERP, Power BI e contributos cruciais de advogados e equipas de gestão que anteriormente se perdiam em processos fragmentados. A inovação é tanto tecnológica quanto orientada para os processos, uma vez que digitaliza todos os fluxos de trabalho relacionados com os clientes, desde a geração de leads até à gestão de equipas/projetos e registos financeiros. A Abreu cria valor não só através de uma maior eficiência, mas também através de uma maior eficácia, oferecendo uma visão clara do pipeline de negócios da empresa. Isto foi conseguido com a tecnologia própria da Abreu, desenvolvida internamente e detida pela empresa.

Conhecimento