Abreu Advogados aposta em oferta integrada de serviços em ESG

A Abreu Advogados anuncia um novo serviço integrado com o objetivo de responder à crescente expetativa do mercado para o desenvolvimento e implementação de todo o espectro de questões jurídicas e comerciais relacionadas com o ESG (Environmental, Social and Governance – ESG).

A Abreu Advogados apresenta aos seus Clientes um novo serviço dedicado à análise e implementação de práticas relacionadas com o ESG. Aliando a sua vasta experiência no acompanhamento dos temas da sustentabilidade e em resposta à crescente necessidade do mercado para a resposta aos desafios globais da atualidade, o mais recente serviço do escritório é liderado por três sócios para as três matérias core da proposta de ESG, José Eduardo Martins (Ambiente), Pedro Pais de Almeida (Social), e Alexandra Courela (Governação), que coordenam uma equipa multidisciplinar que integra advogados e consultores com experiência em finanças sustentáveis, M&A, direito do trabalho, direito do ambiente, contencioso, direito da União Europeia, entre muitas outras áreas.

O mais recente serviço da Abreu Advogados surge no momento em que os líderes empresariais enfrentam uma grande pressão para uma resposta concreta aos desafios globais da sustentabilidade e da economia verde, acelerada pelos efeitos da pandemia e exigindo a implementação de medidas que aumentem a resiliência das suas organizações enquanto integram novas e diversificadas questões sociais, ambientais e de governação que se tornam gradualmente mais fundamentais para clientes, fornecedores, investidores e parceiros.

Com uma profunda e histórica experiência neste âmbito, a Abreu Advogados tem acompanhado alguns dos principais projetos nacionais no aconselhamento para áreas como a gestão corporativa, a gestão de crises, a responsabilidade social e sustentabilidade, a diversidade e inclusão, ética e compliance. A sociedade de advogados tem sido, desde a sua origem, pioneira nestas áreas, tanto na sua própria gestão quanto na assessoria a clientes, pretendendo agora disponibilizar aos seus clientes e parceiros a sua expertise para as questões relacionadas com os desafios em matérias de ambiente, de responsabilidade social e da governação.

Para José Eduardo Martins, sócio da Abreu Advogados, “O nosso serviço de ESG foi desenvolvido para responder assertivamente ao inevitável caminho que as organizações vão ter que percorrer para acompanhar a célere transição da economia em curso na Europa, que traz diferentes desafios especialmente para as questões climáticas e ambientais, áreas cuja legislação tem vindo a sofrer constantes adaptações e revisões que colocam uma forte pressão sobre as organizações públicas e privadas para o acompanhamento e implementação das novas medidas europeias e nacionais”.

Pedro Pais de Almeida, sócio da Abreu Advogados, reforça “O nosso mais recente serviço ESG está alinhado com a nossa relevante e vasta experiência do nosso próprio escritório. Ao longo da nossa história temos entendido a sustentabilidade empresarial como indissociável das questões ambientais, sociais e de governação. A Abreu Advogados foi pioneira, em Portugal, na implementação de medidas sustentáveis na nossa gestão, na assunção de compromissos internacionais para com a sustentabilidade, mas também na medição dos nossos principais indicadores de sustentabilidade. Em Maio de 2009, fomos o primeiro escritório de advogados em Portugal a partilhar publicamente, de dois em dois anos, um completo relatório dos nossos dados ambientais, sociais e financeiros, numa aposta clara na transparência que nos deixa orgulhosos mas também cientes do desafio de ser o exemplo”, reforça Pedro Pais de Almeida, sócio da Abreu Advogados.

O serviço de ESG é uma das apostas da sociedade de advogados para 2021, alinhando a sua política estratégica para o aconselhamento em questões que já fazem parte do ADN da Abreu Advogados e que se tornaram nos últimos anos centrais nas políticas governamentais transnacionais.

Alexandra Courela, sócia da Abreu Advogados, comenta ainda “O serviço integrado de ESG que apresentamos é a nossa resposta aos desafios atuais e futuros dos clientes e parceiros face a um contexto global acelerado que apela à revisão dos modelos de negócio assente na sustentabilidade. A tomada de decisão empresarial é inevitável e é cada vez mais claro que uma atividade de excelência poderá vir a tornar-se irrelevante se não for acompanhada por uma preocupação objetiva da organização para com as questões ambientais e o impacto social das políticas de gestão. Recentemente assistimos a mudanças significativas e de impacto no mercado, com destaque para os mercados financeiros, onde os investimentos sustentáveis e a integração dos critérios ESG na estratégia corporativa passaram a ser critérios prioritários para a avaliação da qualidade organizacional e da competitividade”.

Recorde-se que, desde a sua origem, em 1993, a Abreu Advogados é pioneira em questões ambientais, sociais e de governação, sendo a primeira sociedade de advogados em Portugal publicar um Relatório de Sustentabilidade (maio de 2009) ao abrigo das diretivas da Global Reporting Initiative, a publicar as suas contas e a medir a sua pegada de carbono. A Abreu Advogados foi o primeiro e único escritório a publicar um manual de princípios, valores e objetivos que orientam os seus colaboradores. Está também comprometida num conjunto de iniciativas nacionais e internacionais voluntárias destinadas a criar um universo empresarial mais sustentável, incluindo a Global Compact da Organização das Nações Unidas, o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (ou apenas BCSD), e tendo obtido a certificação internacional B Corporation.

Conheça aqui o novo serviço de Sustentabilidade e ESG da Abreu Advogados.

Conhecimento