02.12.2022

Setores: Seguros

Tipo: Imprensa

Nuno Sapateiro salienta a necessidade de regulação na venda digital de seguros

Nuno Luís Sapateiro, sócio contratado da Abreu Advogados, participou no debate da 9ª edição de Os Seguros em Portugal, uma iniciativa do Jornal de Negócios, que aconteceu na sede da Abreu Advogados em Lisboa. Na sua participação expressou a sua opinião sobre a necessidade regulação na venda digital de seguros.

Na conferência, o sócio contratado da Abreu Advogados defendeu que o maior desafio deste setor é olhar para o quadro legal e regulatório que existe atualmente para fazer a distribuição pelo canal digital e, por isso, tem de se fazer a distinção entre os tipos de produtos. Nuno Luís Sapateiro afirmou que “no seguro unit-linked não consigo imaginar no presente uma venda rápida e eficiente num ambiente digital”, pois, são seguros em que tem de haver uma avaliação e conhecimento do cliente, exposição ao risco, tem de ser recolhida uma série de informação e é definido um perfil.

Relativamente ao website da seguradora ser um espaço de negociação, o sócio contratado afirmou que “a própria lei fala do website da seguradora como um sítio onde estão reunidas as condições com os códigos de conduta, os regulamentos. A nossa lei, apesar de não estar ‘tailor’ para a tecnologia, já tem disposições legais sobre subcontratação, contratos à distância, o dispositivo onde se pode entregar, que é um email e um PDF não alterável com as condições”.

“Da mesma maneira que nos seguros se costuma dizer que quanto mais se detalha, mais se exclui, na lei é igual. Quando mais detalhar na lei um enquadramento de uma venda online mais vou estar a excluir no futuro situações novas que surjam”, conclui Nuno Luís Sapateiro, em relação ao quadro legal e regulatório.

Leia aqui as intervenções do sócio contratado no Jornal de Negócios.

 

Thinking about tomorrow? Let's talk today.

Conhecimento