27.12.2023

Tipo: Abreu

Lisbon, Law and Tech 2023: o impacto da IA generativa nas indústrias criativas

A 5ª edição do Lisbon, Law & Tech decorreu nos dias 7, 8 e 9 de novembro, dedicada a debater o impacto da IA em sectores de atividade como a banca e os serviços financeiros, as indústrias criativas e a advocacia.

A segunda sessão centrou-se no tema “The Impact of Generative AI in the Creative Industries”, Numa conversa moderada por Helder Galvão, consultor da Abreu Advogados, Pedro Abrunhosa, presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Autores, adverte que a IA Generativa pode ser um “obstáculo” às boas práticas políticas e democráticas”. Pedro Abrunhosa afirmou ainda que “A máquina pode ter o léxico, mas não tem a semântica. Não lhe podemos reconhecer originalidade. É imitadora”, ressalvando que, ainda assim, vê a utilidade nesta tecnologia que se alimenta de algoritmos.

O painel contou ainda com a presença de Ana Rita Bessa que se mostrou “favorável” a regulações que ponderem interesses, porque é um equilíbrio face à evolução de produção tecnológica e à capacidade de regulação da mesma.

Anísio Franco, conservador no Museu Nacional de Arte Antiga, e Nuno Fonseca, Founder/CEO na Sound Particles, também se juntaram ao debate.

 

Assista aqui ao vídeo completo.

Conhecimento