Helder Galvão

Consultor | Lisboa

Setores
FinTech
Idiomas
  • Inglês
Contactos

Helder Galvão colabora com a Abreu Advogados desde 2020, assistindo em temas relacionados com a inovação, tecnologia, propriedade intelectual, startups, venture capital e private equity.

Tem particular intervenção em assuntos relacionados com operações de estruturação de empresas de base tecnológica, nomeadamente em matérias de regulatório, na assessoria em “early stage”, passando pela captação de recursos em suas variadas fases, “fundraising”, investimentos de fundos de private equity e venture capital, bem como em operações de vendas, “exit”.

É fundador de uma plataforma jurídica direcionada a startups, reconhecida pela Global Agenda Council para temas de Justiça, sediada em Boston.

É, ainda, Professor de Direito no Brasil desde 2016 e Vice-Presidente da Comissão de Direito para startups, da Ordem dos Advogados do Brasil.

Possui experiência na assessoria em aquisição de ativos no âmbito de propriedade intelectual, tendo participado de uma das maiores operações nesta matéria no Brasil, bem como em disputas societárias.

Atuou ativamente na organização do maior evento desportivo mundial, especialmente em assuntos relacionados aos contratos comerciais e direitos de transmissão, reportando diretamente ao Comitê Internacional, sediado na Suíça.

Experiência

Assessoria a empresa de venture capital na aquisição de participação societária numa das principais startups do setor de mediatech no Brasil;

Assistência na estruturação jurídica e nos aspetos regulatórios de empresa Fintech, com destaque para o processo de aceleração impulsionado por empresa norte-americana líder mundial de redes sociais;

Assessoria a empresa de base tecnológica do setor de energia elétrica, nomeadamente na obtenção de financiamento;

Assessoria em assuntos relacionados com a proteção de dados pessoais junto de uma reconhecida plataforma de crowdfunding no Brasil e sediada na Holanda;

Assistência em disputas societárias, com destaque para um litígio envolvendo fundos de private equity e empresas de telecomunicações; 

Assessoria em litígio entre uma prestigiada empresa de comunicação social e um órgão de arquivo de direitos de autor;

Assessoria na organização de um evento desportivo mundial, reportando ao Comitê Internacional, sediado na Suíça;

Assessoria na alienação de um dos maiores acervos audiovisuais brasileiros para um organismo de restauração e preservação.

Habilitações académicas

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Licenciatura em Direito (2006)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós-Graduação em Direito Civil (2013)

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrado em Economia (2014)

Universidade Federal do Rio de Janeiro, em conjunto com a Universidade de Lisboa

Doutoramento em Economia (em curso)