Leia o #AbrEUinAdvance
  • Concorrência, Regulação e União Europeia
  • Público e Ambiente

Nova estratégia florestal para a UE

A Comissão Europeia planeia apresentar na penúltima semana de Julho uma nova Estratégia da União Europeia para as florestas (pós 2021) que incluirá um roteiro para a plantação de, pelo menos, 3 mil milhões de novas árvores na UE até 2030.

Esta deverá basear-se na Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030, adotada em 20 de Maio, e é esperado que cubra todo o ciclo florestal e promova os diversos serviços prestados pelas florestas.

Decorrente do Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal) a nova estratégia procurará assegurar a existência de florestas saudáveis e resistentes que contribuam significativamente para a biodiversidade e para os objetivos climáticos, para a redução e controlo das catástrofes naturais e para assegurar a subsistência e apoiar uma bioeconomia circular e as comunidades rurais.

A fim de obter uma melhor imagem da saúde das florestas europeias, a Comissão trabalhará em colaboração com outros fornecedores de dados para desenvolver o Sistema de Informação Florestal para a Europa que facilitará a elaboração de avaliações atualizadas do estado das florestas europeias e estabelecerá a ligação entre todas as plataformas online de dados florestais da UE. Este aspeto será igualmente apresentado no âmbito da nova estratégia.

Externamente, esta deverá contribuir para o cumprimento dos compromissos internacionais assumidos pela União, permitindo uma maior liderança da UE a nível internacional no contexto da Agenda de sustentabilidade das Nações Unidas para 2030, do Acordo de Paris, da Convenção sobre Diversidade Biológica e da Convenção de Combate à Desertificação.

A nossa equipa está à sua disposição para mais informações.

Related Content