23.07.2026

Áreas de Prática: Imobiliário

Tipo: Imprensa

Fonte: Executive Digest

Sónia Pascoal destaca vantagens e limites da reforma das heranças indivisas

A reforma das heranças indivisas permitirá ao testador nomear um terceiro, mesmo que não seja herdeiro, para administrar o património, vender imóveis e executar a partilha. Em declarações à Executive Digest, Sónia Pascoal considera que esta mudança poderá facilitar a gestão dos bens e prevenir conflitos entre futuros herdeiros.

Vê também com bons olhos a criação de um processo judicial que permita a um único herdeiro desencadear a venda de um imóvel bloqueado por falta de acordo. No entanto, alerta para o risco de utilização abusiva do mecanismo como forma de pressionar os restantes sucessores.

Sónia Pascoal manifesta, ainda, reservas quanto à eficácia prática da reforma. A falta de meios nos tribunais poderá prolongar os processos, enquanto os custos poderão ser elevados face ao valor dos bens. Além disso, lembra que a venda de um imóvel não resolve necessariamente a partilha de toda a herança, considerando por isso que a solução terá um alcance limitado.

Notícia completa aqui.

Thinking about tomorrow? Let's talk today.

Conhecimento