Leia o #AbrEUinAdvance
  • Concorrência, Regulação e União Europeia
  • Penal

Plano de ação contra o tráfico de droga e aliança portuária europeia

No passado dia 27 de Setembro, a Comissária Ylva Johansson proferiu um discurso na Convenção Europeia dos Chefes de Polícia no qual referiu que «Há duas semanas, a Presidente von der Leyen anunciou um plano de ação contra o tráfico de droga. E uma proposta de Aliança Portuária Europeia, para travar o fluxo de droga para o nosso continente. Em breve apresentarei propostas para os ajudar a manterem-se um passo à frente contra o crime organizado.”

A Comissária sueca referia-se à carta de intenções enviada pela Presidente da Comissão Europeia à Presidência Espanhola do Conselho e à Presidente do Parlamento Europeu na sequência do último Discurso do Estado da União Europeia desta legislatura do PE que referia aquelas iniciativas.

O Plano de Ação deve coincidir com a apresentação do Programa de Trabalho da Comissão Europeia.

Os portos marítimos da Europa são um ponto de entrada chave para as drogas ilícitas, tendo a Comissária alertado para a necessidade de “ligar os pontos e garantir que, se as medidas forem tomadas num porto, [os grupos criminosos] não se deslocam imediatamente para outro”.

É esperado que, nesta mesma semana, a Comissão dê ainda a conhecer o seu relatório sobre investimentos em tecnologias limpas.

 

A nossa equipa está à sua disposição para mais informações.

Related Content