Leia o #AbrEUinAdvance
  • Concorrência, Regulação e União Europeia

Discurso sobre o estado da União Europeia 2023: balanço e futuro

No dia 13 de setembro, a Presidente da Comissão Europeia proferirá, no Parlamento Europeu, reunido em sessão plenária em Estrasburgo, o tradicional discurso sobre o estado da União Europeia. Este teve a antecedê-lo um seminário preparatório do Colégio de Comissários que ocorreu a 19 de julho.

Como habitualmente, a Presidente apresentará as principais prioridades, objetivos e iniciativas emblemáticas da Comissão Europeia para 2024 que terão reflexo no Programa de Trabalho que esta deverá apresentar em Outubro.

Para além das prioridades e iniciáticas futuras, é expectável que do discurso resultem a identificação dos principais desafios com que se confrontarão a União e os Estados-Membros no futuro próximo e um primeiro balanço do trabalho realizado pela Comissão von der Leyen, atendendo a que se aproxima o fim do seu mandato.

Recorda-se que, após as eleições para o Parlamento Europeu, que decorrerão de 6 a 9 de Junho de 2024, iniciar-se-á o processo tendente à eleição do Presidente e à constituição de uma nova Comissão Europeia que envolverá aquela câmara e o Conselho Europeu.

Este será, portanto, o último discurso sobre o estado da União na pendência da IX legislatura do Parlamento Europeu.

O discurso de 2023 constituirá, assim, uma boa oportunidade para revisitar aquelas que têm sido as principais prioridades políticas da Comissão em funções – Um Pacto Ecológico Europeu; Uma Europa preparada para a era digital; Uma economia ao serviço das pessoas; Uma Europa mais forte no mundo; Promoção do modo de vida europeu; e Um novo impulso para a democracia europeia – e avaliar a sua evolução.

O discurso será transmitido em direto através do sítio web da Comissão Europeia, a partir das 8 horas (de Portugal continental) com interpretação disponível nas 24 línguas oficiais da UE.

A nossa equipa está à sua disposição para mais informações.

Related Content