O relatório anual sobre o mercado único e a competitividade da Comissão Europeia responde ao pedido do Conselho Europeu de março de 2023 para acompanhar a situação do mercado único e da competitividade da Europa e foi publicado pela primeira vez em fevereiro de 2024.
Baseia-se nos anteriores relatórios anuais sobre o mercado único, tal como previstos pela primeira vez na Estratégia Industrial da UE para 2020.
O Conselho Europeu de junho de 2023 anunciou o seu plano para realizar a primeira avaliação anual dos progressos realizados no reforço da competitividade da União e no aumento da produtividade e do crescimento na sua reunião de março de 2024.
O Painel de Avaliação do Mercado Único foi publicado pela primeira vez em 1997 e foi inicialmente criado para avaliar o desempenho dos Estados-Membros na aplicação do acervo do mercado único.
Com o tempo, foi alargado para abranger a utilização de instrumentos de governação conexos. Em 2024, passou a incluir novos indicadores de competitividade, em conformidade com a comunicação sobre a competitividade a longo prazo.
O próximo relatório deverá ser apresentado na próxima semana, em conjunto com a “Bússola da Competitividade”, destinada a colmatar o défice de inovação, descarbonizar e aumentar a segurança.
Esta iniciativa é entendida como a primeira grande iniciativa da nova Comissão e que deverá enquadrar o seu trabalho futuro.
A nossa equipa está à sua disposição para mais informações.