Sara Mendonça

Associada | Lisboa

Áreas de Prática
Contencioso & Arbitragem
Penal, Sancionatório e Compliance
Setores
Arte & Entretenimento
Idiomas
  • Inglês
  • Francês
  • Espanhol
Contactos

Sara Mendonça integra a Abreu como Associada desde Janeiro de 2020.

Iniciou o seu percurso profissional numa reconhecida sociedade de advogados de Nova Iorque com relevo na área de propriedade intelectual.

Em Portugal, tem desenvolvido o seu trabalho essencialmente nas áreas de Contencioso Civil e Penal, com particular incidência em Media Law.

Acompanha clientes internacionais presentes no sector dos media, apresentando também uma consistente prática na defesa e representação de clientes em matérias relacionadas com direitos de personalidade, junto dos tribunais nacionais e europeus. 

A par disso, tem intervenção regular na resolução de litígios, representando diversos clientes, nacionais e internacionais, na fase de negociação e pré-contencioso, bem como no patrocínio dos mesmos em processos judiciais, de natureza civil, penal e contraordenacional.

Experiência

Assessoria e representação de empresa nacional detentora de órgãos de comunicação social em diversos processos judiciais a nível nacional, no foro civil, penal e contraordenacional, bem como junto dos Tribunais Europeus.

Assessoria e representação de clientes privados junto do Tribunal Constitucional e do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

Assessoria a grupo multinacional no âmbito de programas e políticas de Compliance, em matéria criminal e contraordenacional.

Assessoria e representação de artistas e figuras públicas, nacionais e internacionais, no âmbito de matérias relacionadas com direitos de autor e direitos de personalidade, designadamente direitos de imagem, bom-nome e privacidade.

Representação de casos no âmbito da liberdade de expressão.

Assessoria a companhias seguradoras em diversos processos judiciais e arbitrais, a nível nacional.

Assessoria jurídica e redação de contratos para empresa de referência na área de coaching e desenvolvimento pessoal.

Habilitações académicas

Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Frequência da Pós-graduação em Direito da Comunicação Social, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. (2019)

Universidade Católica Portuguesa

Mestrado Forense pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa – Escola de Lisboa. (2015)

Universidade Nova de Lisboa

Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. (2012)