Cláudia C. Ribeiro da Silva

Associada | Porto

Áreas de Prática
Trabalho
Idiomas
  • Inglês
Contactos

Cláudia C. Ribeiro da Silva é associada e integra a Abreu Advogados desde 2019, trabalhando essencialmente em matérias de Direito do Trabalho.

Tem particular intervenção em assuntos de natureza laboral e de recursos humanos junto de empresas nacionais e multinacionais em todas as áreas, designadamente, relações laborais, contratação, quadros de alta direção, condições de trabalho, sistemas retributivos, destacamentos, negociação coletiva, reestruturações, procedimentos de lay off, outsourcing, relações com estruturas representativas dos trabalhadores, due diligence laboral com análise de risco e quantificação de contingências, créditos laborais, contencioso.

Tem conduzido diversos procedimentos no âmbito da ação disciplinar, com especial referência a procedimentos disciplinares com vista ao despedimento com justa causa. De igual modo, tem conduzido procedimentos relativos ao despedimento coletivo e de extinção do posto de trabalho.

Desenvolve, ainda, assessoria especializada no âmbito da segurança social, em situação de pré-contencioso ou de contencioso. A assessoria prestada é transversal a vários setores de atividade e tem especial enfoque nas áreas da aviação, hotelaria, serviços, retail e comunicações.

Experiência

Assessoria a empresas em assuntos relacionados com direito laboral através do aconselhamento em matéria de disposições legais e convencionais nesta área, e acompanhamento de processos judiciais em Tribunal.

Assessoria a empresas em assuntos de natureza laboral/disciplinar;

Assessoria a empresas nacionais em assuntos laborais relacionados com a pandemia COVID-19, nomeadamente, pedidos de lay-off.

Assessoria a clientes privados na transferência da residência para Portugal e em assuntos conexos;

Assessoria no âmbito de diversos procedimentos e processos de contencioso relacionado com a Segurança Social.

Assessoria a empresa nacional do setor farmacêutico em regime de secondment em matérias relacionadas com data protection.

Habilitações académicas

Faculdade de Direito da Universidade do Porto

Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto (2019)

IDET – Instituto de Direito das Empresas e do Trabalho

A frequentar curso de Pós Graduação em Direito do Trabalho (2021)