A prospetiva estratégica constitui uma forma sistemática e colaborativa de analisar uma variedade de futuros possíveis e de utilizar estas ideias para fundamentar as decisões políticas. Visa ajudar os responsáveis políticos da UE a traçar vias para as perspetivas de futuro a longo prazo mais desejáveis, formulando recomendações viáveis para essas políticas.
A prospetiva estratégica é fundamental para reforçar a cultura da Comissão de elaboração de políticas antecipativas baseadas em dados concretos, bem como para apoiar a concretização das prioridades estratégicas da Comissão e assegurar a sua coerência entre si.
Com base na abordagem estabelecida no âmbito do mandato de 2019-2024, os relatórios anuais de prospetiva estratégica destacam, através da análise prospetiva, as implicações estratégicas para a elaboração de políticas da UE. O relatório de prospetiva estratégica de 2025 incide no tema da resiliência.
A UE e os seus Estados-Membros enfrentaram recentemente uma série de crises que puseram à prova a sua resiliência – desde o Brexit à pandemia de COVID-19. No entanto, as turbulências não terminam, e a UE continua a ter de fazer face a múltiplos desafios num ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo.
Para tal a UE recorre atualmente a uma série de estratégias, políticas e instrumentos novos. No entanto, a aceleração do ritmo das mudanças exige uma abordagem abrangente para reforçar a resiliência da UE a longo prazo em todos os domínios críticos. Esta abordagem deve ter como objetivo, «ligar os pontos» entre as várias iniciativas setoriais que visam reforçar a resiliência da UE. Tal deve contribuir para racionalizar os esforços e evitar possíveis tensões.
Para a UE, resiliência deve significar antecipar as perturbações, absorvê-las e transformá-las numa resposta às mesmas, sem comprometer os objetivos e as prioridades a longo prazo. E fazer tudo isto de forma sustentável, justa e democrática.
O relatório de prospetiva estratégica de 2025 procura reforçar a coerência e as sinergias entre todas as políticas da UE pertinentes para reforçar a resiliência a longo prazo.
O relatório basear-se-á em relatórios anteriores (especialmente na edição de 2020 intitulada «Traçar o caminho rumo a uma Europa mais resiliente» e no trabalho correspondente sobre quadros de indicadores de resiliência), bem como nos dados recolhidos pelo Centro Comum de Investigação. Terá em conta iniciativas recentes e futuras, como a Bússola para a Competitividade e a Estratégia da União da Preparação. Tomará igualmente em consideração a prioridade da Comissão de garantir a equidade intergeracional. Por último, basear-se-á nos debates com outras instituições da UE através do Sistema de Análise da Estratégia e Política Europeias.
O relatório definirá a abordagem geral da Comissão e a sua utilização no novo mandato.
Os relatórios de prospetiva estratégica dão um contributo essencial para as políticas da UE, uma vez que destacam a forma como as decisões políticas a curto e a médio prazo poderão afetar uma série de cenários futuros a longo prazo na UE.
A nossa equipa está à sua disposição para mais informações.