Paulo Teixeira Pinto
Consultor | Lisboa
Paulo Teixeira Pinto é membro do Conselho Consultivo da Abreu Advogados.
Consultor da Abreu Advogados desde 2008, integra também a Comissão de Compliance e Gestão do Risco, a Comissão de Sustentabilidade e a Comissão de Gestão da Qualidade.
Tem ainda uma forte intervenção social e cultural, sendo Presidente da Assembleia Geral da Trienal de Arquitetura e Presidente da Direção do Instituto Lusíada de Cultura. Exerceu, neste âmbito, diversas funções ao longo da sua carreira, tendo sido membro do Conselho Consultivo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, membro do Júri do Prémio Universidade de Lisboa, membro do Conselho de Orientação Estratégica da Faculdade de Ciências Económicas e Empresarias da Universidade Católica Portuguesa, membro do Conselho Geral da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a Sida”, membro da Direção e Presidente do Conselho Fiscal do Círculo Eça de Queiroz, Presidente da Assembleia Geral da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, membro do Alto Patrocínio da Ajuda de Berço – Associação de Solidariedade Social, membro da Academia das Letras e Artes e Presidente da Causa Real.
Manteve igualmente durante largos anos uma forte relação com o ensino tendo sido Secretário-Geral e docente da Universidade Livre de Lisboa, Presidente do Conselho Fiscal da Nova Forum – Instituto de Formação de Executivos da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e tendo ministrado a disciplina de Estratégia num Executive Master da Universidade Católica Portuguesa. Foi ainda docente na Faculdade de Direito e na Faculdade de Letras (Curso de Especialização em Ciências Documentais) da Universidade de Lisboa onde foi Vice-Presidente do Conselho Geral, tendo sido distinguido com a medalha da Universidade de Lisboa.
Foi ainda Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros e Porta-Voz do XII Governo Constitucional e representante do Governo Português no Programa “Public Management” da OCDE. Foi também Membro do Conselho Consultivo do Plano Tecnológico.
Na sua atividade empresarial foi Presidente do Conselho de Administração do Banco Comercial Português (2005-2007), bem como de diversas sociedades do Grupo e Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Bancos.
Recebeu as insígnias de Cavaleiro da Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém e de Comendador da Real Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.
Experiência
Habilitações académicas
Habilitações académicas Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Universidade Livre
Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, na especialidade de Ciências Jurídico-Políticas, e pela Universidade Livre, na especialidade de Ciências Jurídicas (1983)
Universidade Complutense de Madrid
Curso de Doctorado em História do Direito pela Universidade Complutense de Madrid (1987)
INSEAD
Programa de Estratégia Empresarial pelo INSEAD (2000)
AESE
Programa de Alta Direção de Empresa pela AESE (2004)