Carmo Sousa Machado
Sócia | Lisboa
Carmo Sousa Machado trabalha maioritariamente em assuntos de natureza laboral e civil, incluindo contencioso. Foi ainda responsável pela criação da área de prática de Direito do Trabalho na Abreu Advogados, área à qual se dedica em quase exclusividade há mais de trinta anos.
Exerceu funções de Presidente do Conselho de Administração da Abreu Advogados de abril de 2017 a abril de 2021, tendo sido Managing Partner entre 2004-2007.
É atualmente Immediate Past Chair e Chair do Former Chairs Committee da Associação mundial de sociedades de advogados independentes Multilaw, tendo sido Chair desta network entre 2019 e 2023. Entre 2012 e 2018 foi Vice-Chair do EMEA regional Committee da mesma associação. Durante o triénio de 2020 – 2022, foi Vice-Presidente do Conselho Geral da Ordem dos Advogados Portuguesa.
Tem intervenção em assuntos relacionados com aquisições, vendas, fusões e reestruturações de empresas, sempre da perspetiva laboral / recursos humanos (tanto a montante na realização de processos de due diligence, quanto na concretização dessas operações). Conta ainda com experiência na transmissão de estabelecimentos e assuntos conexos, na contratação e na cessação de contratos de trabalho sobretudo ao nível de quadros superiores, na condução de processos de despedimento coletivo, de extinção de postos de trabalho e de processos disciplinares, bem como no acompanhamento dos respetivos processos de pré-contencioso e contencioso laboral.
A assessoria prestada é transversal a vários setores de atividade e tem especial enfoque nas áreas da saúde, transportes, construção, serviços, retail e comunicações, tendo participado em algumas das mais importantes operações de reestruturação de grupos multinacionais ocorridas em Portugal.
Carmo Sousa Machado integra a Abreu Advogados desde 1996, tornando-se Sócia em 1999.
Experiência
Habilitações académicas
Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
Licenciatura em Direito (1990)
Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
Pós-Graduação em Direito do Trabalho (2000)