12.05.2025
Tipo: Imprensa
Carmo Sousa Machado fala sobre liderança e sucesso em entrevista à Executiva
Com uma longa carreira na advocacia, Carmo Sousa Machado destaca, numa entrevista à Executiva, a sua exigência, incluindo consigo própria, organização, resiliência, ambição e a importância do trabalho em equipa. A combinação destes fatores permite trabalhar para se ser bem sucedido e ter “uma vida imensa fora do escritório”, afirma.
A sócia Abreu Advogados revela também que sempre quis ser advogada: “tenho como que uma grande obsessão com a questão da justiça, e esta é uma das profissões em que mais podemos contribuir, à nossa escala, para corrigir injustiças”. E sublinha que a sua transição para a Abreu Advogados, em 1996, representou um passo significativo, integrando um projeto ambicioso com objetivos claros de crescimento e modernização.
Pioneira na advocacia portuguesa, Carmo Sousa Machado foi a primeira mulher a ocupar os cargos de managing partner (2004) e chairwoman (2017) numa sociedade de advogados em Portugal. A sua trajetória reflete uma liderança determinada, algo que “aconteceu naturalmente”, afirma, “nunca trabalhei para ser líder”, surgiu da sua “maneira de ser”.
Leia a entrevista completa aqui.