25.03.2025
Tipo: Abreu
Projeto Cultural da Abreu Advogados tem novas exposições. João Catarino e Tristan Le Guay apresentam as suas obras
Já podem ser vistos na sede da Abreu Advogados, em Lisboa, os trabalhos dos artistas João Catarino e Tristan Le Guay, no âmbito do Projeto Cultural da Sociedade, desenvolvido em parceria com a associação Carpe Diem Arte e Pesquisa.
João Catarino apresenta diversos desenhos que têm como base a floresta e que foram desenvolvidos através do contacto direto e prolongado do artista com a natureza. Nas suas telas podem observar-se diferentes perspetivas e elementos deste ambiente, capturados a partir de diferentes pontos de vista e com paletas de cores diferentes, que vão desde os verdes frescos até aos tons escarlates e quentes. O processo do artista, que reflete a sua afinidade com a técnica do desenho observacional, confere uma sensação de imediatismo à obra, com cada peça mostrando a impressão do tempo e das circunstâncias específicas em que foi criada.
Já Tristan Le Guay traz um conjunto de pinturas que têm a paisagem lisboeta como principal inspiração. Na sua obra, confronta as construções urbanas com paisagens naturais, com o objetivo de criar um diálogo visual entre dois mundos opostos. Os trabalhos partem de referências fotográficas – como postais, imagens pessoais ou encontradas na internet – que o artista usa como base para colagens pictóricas, resultando numa tensão visual entre cenários caóticos ou abandonados e elementos idílicos e organizados. Através da manipulação de escalas e da distorção de formas, o artista pinta espaços e objetos reversíveis, que confundem e podem ser interpretados de maneiras distintas.
O Projeto Culturual foi lançado em 2019 com o objetivo de consolidar a cultura e a consciência cívica, promovendo a expressão artística contemporânea junto de um alargado público que diariamente visita os escritórios da Abreu Advogados.
A coordenação deste projeto procura obedecer a dois grandes desafios: expor obras de arte em locais que não foram desenhados para o efeito, procurando novas formas de integração do objeto artístico; e utilizar o tema “Natureza”, como orientador das opções de curadoria, procurando aproximar elementos naturais da vivência corporativa de um grande escritório de advogados.
Até ao momento a Abreu Advogados já recebeu exposições de mais de 15 artistas. De entre o leque de convidados contam-se nomes como Jorge Nesbitt, Catarina Leitão, Jorge Santos, Teresa Palma Rodrigues, Isabel Sabino, Domingos Loureiro, Sofia Leitão e Paulo Brighenti.
As visitas devem ser agendadas previamente através do e-mail [email protected].