04.10.2024
Áreas de Prática: Propriedade Intelectual e Tecnologias de Informação
Setores: FinTech
Tipo: Abreu
Luís Barreto Xavier modera webinar sobre a Lei de Inteligência Artificial da União Europeia
Luís Barreto Xavier, presidente do Instituto de Conhecimento da Abreu Advogados desde 2019, vai moderar o webinar “EU Artificial Intelligence Act: Os impactos da Lei de Inteligência Artificial da União Europeia”, no dia 7 de outubro.
O encontro é promovido pela Câmara de Comércio Italiana e pela Embaixada de Itália em Portugal e apresenta-se como uma oportunidade única de diálogo entre especialistas, instituições e empresas sobre o futuro da Inteligência Artificial na Europa, por meio de uma análise detalhada do quadro regulamentar recentemente aprovado pela União Europeia (EU AI Act).
Luís Barreto Xavier vai moderar a sessão “Os principais aspetos da Lei de Inteligência Artificial da União Europeia” que conta com a participação dos dois correlatores do AI Act, Brando Benifei e a presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial, Goreti Marreiros.
O evento, com duração prevista de duas horas, estará disponível em italiano e português, com serviço de tradução simultânea. A participação é gratuita, mediante inscrição.
Luís Barreto Xavier vai ainda participar, nos dia 9 e 10 de outubro, num conjunto de outros eventos dedicados à Inteligência Artificial, nomeadamente uma reunião do Grupo de Proteção de Dados da Associação Portuguesa de Bancos ao lado do sócio da Abreu Advogados Ricardo Henriques, uma aula sobre o Regulamento de IA dirigida aos alunos de doutoramento em IA do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), uma palestra sobre IA e Justiça, organizada pela Associação de Juristas Católicos, em colaboração com a Capela do Rato, e a conferência “Sharing Ideas: Impacto da IA nos Recursos Humanos”, organizada pela Abreu Advogados.
PROGRAMA “EU Artificial Intelligence Act”
15:00 | Intervenção de Abertura
Embaixada de Itália em Lisboa
Câmara de Comércio Italiana em Portugal
15:15 | Sessão I – Inovação e adequação: desafios e oportunidades para as startups
Startup italiana VEDRA | Giovanni Cugliari – Chief Product Officer
Startup portuguesa LEADZAI | João Aroso – CEO & Co-Founder
Apresentação da plataforma AI4AII | Denise Peres – Secretária Geral da Câmara de Comércio Italiana em Portugal
16:00 | Sessão II – Os principais aspetos da Lei de Inteligência Artificial da União Europeia
Moderador: Luís Barreto Xavier – Consultor da Abreu Advogados e professor convidado da Universidade Católica Portuguesa
Brando Benifei – Membro do Parlamento Europeu e correlator da Lei de Inteligência Artificial da União Europeia
Goreti Marreiros – Presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA)
16:45 | Q&A e Encerramento