22.09.2023

Tipo: Abreu

Abreu Advogados conquista prémio “Innovation in Skills Development” nos FT Innovative Lawyers Awards Europe 2023 e é reconhecida como a 16ª mais inovadora da Europa

A Abreu Advogados viu distinguido o seu trabalho inovador e disruptivo no setor jurídico, com a conquista de um prémio na categoria “Innovation in Skills Development” , nos Financial Times Innovative Lawyers Awards Europe 2023. A sociedade portuguesa foi reconhecida na cerimónia de entrega de prémios, que decorreu esta quinta-feira, em Londres.

Nesta cerimónia, a Abreu Advogados também foi distinguida como a 16ª sociedade de advogados mais inovadora na Europa. A sociedade independente portuguesa integrou o ranking do reputado meio internacional, que destaca as 40 sociedades de advogados mais inovadoras na Europa, sendo que a Abreu foi reconhecida como a melhor classificada entre as quatro firmas portuguesas que integram este ranking

Na categoria Innovation in Skills Development, a Abreu estava nomeada com mais 5 sociedades de 3 países e venceu os seus pares com um projeto na área da formação e capacitação dos seus profissionais com a criação do IdC – Instituto de Conhecimento Abreu, um projeto autónomo da sociedade, que fundou uma entidade de formação certificada em várias áreas do Direito, business skills e soft skills fundado com o objetivo de estudar matérias que não encontram regulamentação no ordenamento jurídico português, bem como discutir os temas importantes que não estejam diretamente na agenda jurídica, identificando 4 pólos de atuação: inovação, legal tech, sustentabilidade e public affairs.

A Abreu tem vindo a apostar em novas formas de melhorar o modelo de prestação de serviços, ao mesmo tempo que reforça o investimento na capacitação dos seus clientes e colaboradores, com as ferramentas e competências certas para continuarem relevantes num futuro onde a IA já é uma realidade.

“O prémio atribuído pelo Financial Times ao Instituto de Conhecimento por ser o projeto mais inovador da Europa em matéria de “desenvolvimento de skills” deixa-nos imensamente felizes. Trata-se do reconhecimento da nossa visão para o futuro e da nossa contribuição para a construção de um novo ecossistema de colaboração entre advogados, universidades e empresas. Recebemos este prémio como um incentivo a continuar a inovar na criação de programas de formação, interna e para o mercado, e em muitas outras direções. Sublinho que o Instituto de Conhecimento é fruto do investimento da Abreu Advogados num projeto pioneiro, líder na reflexão e na formação sobre temas como a transformação digital e a sustentabilidade”, refere Luís Barreto Xavier, Presidente do Instituto do Conhecimento e Consultor da Abreu Advogados.

De recordar que, para além da conquista deste prémio, a Abreu era a sociedade portuguesa mais nomeada no FT Innovative Lawyers Europe Awards 2023, tendo sido considerada para cinco das principais categorias em competição – “Innovation in Skills Development”, “Innovative Lawyers in Digital Assets And Blockchain”, “Innovative Lawyers in Energy Security and Transition”, “Intrapreneur” e “Most Innovative Law Firm in Europe (outside UK)” -, num claro reconhecimento do mercado e do setor à inovação da Abreu Advogados.

 

Prémios Financial Times Europe Awards

Os FT Innovative Lawyers Awards Europe são a celebração do que de melhor se faz em inovação nas sociedades de advogados europeias e nas equipas jurídicas in-house. Trata-se de mais de 20 prémios que pretendem distinguir os líderes em inovação digital, aconselhamento estratégico, gestão de talento e promoção da mudança positiva no setor.

Para poder validar as nomeações, o Financial Times avalia todas as candidaturas, tendo por base três critérios-chave:

Inovação técnico-jurídica: as soluções encontradas junto do cliente, destacando as competências desenvolvidas através da assessoria, como, por exemplo, em setores pouco regulados e que exigem soluções ad hoc e pioneiras;

Inovação na gestão da firma: valorização de estratégias que aumentam a eficiência, reduzam os custos e permitam às equipa jurídicas gerir complexidades, tais como garantir que todos estão alinhados com os compromissos ambientais, sociais e de governance da firma, assim como nas estratégias para as relações laborais.

Impacto: avaliação de resultados e impacto para o cliente e/ou setor na assessoria em matérias que, junto do regulador ou entidades governamentais beneficiam todas as empresas do setor, para o futuro, (por exemplo, a assessoria em matérias relacionadas com criptoativos) Por outro lado, também vai ser avaliado o impacto socioeconómico da assessoria, por exemplo, em grandes projetos de interesse nacional, importantes para a economia e atrativos para investidores internacionais.

Conhecimento