10.03.2022

Impacto Sanções à Rússia: Vistos de curta duração e Vistos Gold

Data da última atualização: 10 de Março de 2022

 

A invasão da Ucrânia pela Rússia agravou significativamente o deteriorar de relações entre a União Europeia e o país liderado por Vladimir Putin. Desde sanções económicas, financeiras, tecnológicas ou de circulação, têm sido várias as medidas restritivas tomadas de parte a parte na sequência do conflito. Para além da economia russa, estas têm tido também impacto em diferentes setores da economia europeia e, mais concretamente, na portuguesa.

No que diz respeito ao regime de vistos gold, que tem sido, a partir da sua criação em 2012, uma importante fonte de receita para o Estado Português, e apesar de não ser conhecida uma orientação da União Europeia nesse sentido, foi anunciado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, em declarações à CNN Portugal, que cautelarmente tinha sido suspensa a apreciação de candidaturas de cidadãos russos.

Em fevereiro, de resto, já não foi emitido qualquer visto gold a cidadãos russos. Recorde-se que a Rússia é um dos principais investidores neste tipo de autorizações de residência e que, desde o lançamento do seu regime, foram concedidos 431 a cidadãos russos, correspondendo a um investimento de 277,9 milhões de euros. Em janeiro de 2022 foram ainda atribuídos sete vistos gold a cidadãos russos.

Esta suspensão cautelar pode significar uma quebra de mais de 20 milhões de euros de investimento anual em Portugal, que terá maior impacto no setor imobiliário.