17.03.2022

Impacto das sanções na aviação

Data da última atualização: 17 de março 2022

Antes da invasão à Ucrânia, a Rússia estava totalmente integrada na indústria mundial de aviação, no entanto, as sanções impostas pelos países ocidentais, nomeadamente a União Europeia, os EUA e o Reino Unido alteraram a realidade e isolaram o setor da aviação russo.

A maioria dos países ocidentais proibiram a aterragem ou entrada no seu espaço aéreo de aeronaves ou companhias aéreas russas, e Vladimir Putin respondeu com medidas semelhantes direcionadas às companhias de aviação ocidentais. A Aeroflot, a principal companhia aérea russa, passou a voar apenas para o Golfo, Turquia e partes da Ásia, enquanto a União Europeia, os EUA e o Reino Unido perderam uma importante parte de receita que vinha do turismo russo.

Por outro lado, com a proibição das companhias aéreas ocidentais de sobrevoar o espaço aéreo russo, a duração dos voos da Europa para a Ásia tem aumentado substancialmente, em cerca de 90 minutos, o que implica um maior consumo de combustível, mais gastos por cada voo e consequentemente um possível aumento de preços para estes destinos e a perda de competitividade das companhias aéreas europeias face às asiáticas.

Uma nota ainda para o impacto do pacote de sanções na indústria de locação de aeronaves que já vinha sendo altamente fustigada com os impactos da Covid-19 a nível mundial. Na realidade, antecipa-se que as medidas de resposta que têm vindo a ser implementadas pela Rússia possam vir a dificultar bastante o processo de recuperação da posse de aeronaves locadas a operadores russos ao abrigo de contratos de locação financeira e operacional. Para além dos mais que prováveis incumprimentos dos contratos de locação, verifica-se ainda uma impossibilidade natural de assegurar a operação das aeronaves nos termos decorrentes da lei e dos tratados internacionais, nomeadamente no que respeita a matérias de seguro e segurança operacional uma vez que também se verificam restrições ao nível dos contratos de seguros e de resseguros das aeronaves e dos serviços de manutenção.