Leia o #AbrEUinAdvance
  • Agroalimentar
  • Ambiente
  • Energia e recursos naturais

A guerra e os fertilizantes: resposta da UE

fertilizantes_UE

Tal como anunciado no dia 6 de Outubro, durante uma sessão plenária do Parlamento Europeu, a Comissão Europeia deverá apresentar uma comunicação sobre os fertilizantes destinada a fazer face às perturbações que este mercado tem sentido devido à guerra na Ucrânia.

Recorda-se que, no último Conselho AGRIFISH, os  ministros salientaram que, a par das condições meteorológicas adversas, os agricultores da UE continuam a enfrentar muitos desafios decorrentes do conflito,  nomeadamente o aumento dos preços da energia e dos fertilizantes, a inflação dos preços dos produtos alimentares e o impacto das importações provenientes da Ucrânia nos seus mercados.

Na ocasião, os ministros destacaram, em especial, a questão significativa do fornecimento de fertilizantes a preços acessíveis no setor agrícola, que estava a afetar tanto os agricultores como os produtores de fertilizantes e a motivar a um declínio da produtividade na União.

Os ministros da agricultura e pescas apelaram à adoção de novas medidas da UE, incluindo a prorrogação dos auxílios estatais e a necessidade de um limite máximo mais elevado. Além disso, congratularam-se com o anúncio da Comissão de que iria publicar a referida comunicação que deverá procurar assegurar maior estabilidade económica aos produtores.

É esperado que esta também abranja questões como a segurança alimentar e a ecologização, assim como formas de tornar a indústria dos fertilizantes da UE menos dependente do exterior e, por seu turno, de tornar os agricultores menos dependentes de fertilizantes.

A nossa equipa está à sua disposição para mais informações.

Related Content