Francisco Patrício
Sócio | Lisboa
- Áreas de Prática
- Contencioso & Arbitragem
- Imobiliário
- Penal, Sancionatório e Compliance
- Reestruturação e Insolvência
- Setores
- Agroalimentar
- Banca e Serviços Financeiros
- Clientes Privados & Empresas Familiares
- Construção Civil
- Fundos de Investimento
- Urbanismo & Ordenamento do Território
- Desks
- Angola Desk
- Serviços
- Compliance
- Idiomas
- Inglês
- Espanhol
- Francês
- Contactos
Francisco Patrícioé membro executivo do Conselho de Administração da Abreu Advogados. Sócio desde 2011, trabalha essencialmente em direito imobiliário, corporate, insolvência, restruturações e contencioso.
Relativamente à sua experiência na área do imobiliário e de corporate, tem tido particular intervenção no acompanhamento do investimento neste setor por parte de clientes estrangeiros em Portugal. Esta assessoria verifica-se desde o momento da seleção dos ativos (com as correspondentes assinaturas das cartas de intenções, NDAs contratos promessa e demais compromissos) até à sua aquisição pelos mais diversos veículos, desde fundos de investimento a sociedades comerciais, tanto sedeados em Portugal como no estrangeiro, passando naturalmente, pela redação de todo o tipo de garantias (quando existem financiamentos), acordos parassociais, acordos de investimento e pela criação das mais diversas estruturas de detenção do respetivo capital.
Conta com uma vasta experiência em restruturações e em insolvência. Tem assessorado, com uma regularidade diária, os mais diversos clientes (entre os quais alguns dos maiores grupos económicos portugueses) que procuram aconselhamento em fases de pré-insolvência (SIREVEs, PERs ou PEAPs) ou em fases de insolvência (tanto nacionais como internacionais). Tem igualmente sólida experiência na aquisição e venda de carteiras de NPLs bem como na negociação com os credores em sede de reestruturação.
Na parte do contencioso, área por onde começou a sua carreira enquanto advogado e em que sempre manteve o seu foco, tem uma consistente prática, absorvendo tanto o contencioso civil como o societário, tendo representado os mais diversos tipos de clientes tais como bancos, seguradoras, fundos de investimento, empresas do setor público e do privado, empresas de construção, empresas familiares e private clients.
Desde 2020, é membro do INSOL Europe Council, sendo o primeiro Português a ser eleito para o cargo.
Experiência
Habilitações académicas
Faculdade de Direito da Universidade Internacional
Licenciatura em Direito (1997)
Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa
Pós-Graduação em Ciências Jurídicas, Prática Forense e Assessoria de Empresas (1999)
Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
Pós-Graduação em Sociedade da Informação (Internet, Direitos de Autor e Comércio Eletrónico) (2001)