Teletrabalho e direito a desligar: uma conversa inadiável
O novo regime de teletrabalho entrou em vigor no início deste ano, o mesmo acontecendo com a legislação sobre o direito a desligar. No entanto, dois meses depois, continuam a existir muitas dúvidas, tanto das empresas como dos trabalhadores.
A revista Human Resources lançou o desafio à Abreu Advogados para apresentar e debater o essencial deste novo regime e explicar em que consiste e como se implementa o direito a desligar.
Assista a uma sessão dedicada a pensar na aplicação prática destas medidas e na resposta às principais questões dos advogados, gestores e recursos humanos.
Este evento contou com a moderação de Ana Leonor Martins, Diretora de Redação da Human Resources Portugal e com os oradores Carmo Sousa Machado, Sócia da Abreu Advogados, Cláudia Madaleno, Professora Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Luís Gonçalves da Silva, Consultor da Abreu Advogados, e Madalena Caldeira e Patricia Perestrelo, Sócias Contratadas da Abreu Advogados.

Ana Leonor Martins
Diretor de Redação da Human Resources (Moderação)

Carmo Sousa Machado
Sócia da Abreu Advogados

Cláudia Madaleno
Professora Auxiliar da FDUL

Luís Gonçalves da Silva
Consultor da Abreu Advogados
Ana Leonor Martins
Carmo Sousa Machado
Carmo Sousa Machado trabalha maioritariamente em assuntos de natureza civil e laboral, incluindo contencioso. Foi ainda responsável pela criação da área de prática de direito de trabalho na Abreu Advogados, área à qual se dedica em quase exclusividade há mais de 20 anos. Exerceu funções de Presidente do Conselho de Administração da Abreu Advogados de abril de 2017 a abril de 2021, tendo sido Managing Partner entre 2004-2007. Desde 2019 é Chair da rede internacional de advogados Multilaw e Vice-Presidente da Ordem dos Advogados Portuguesa para triénio 2020-2022.Cláudia Madaleno
Licenciada em Direito (2002), Mestre em Ciências Jurídicas (2010) e Doutora em Direito – Ciências Jurídico-Civis (2015), é Professora Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e membro do CIDP – Centro de Investigação de Direito Privado da FDUL. Tem participação regular em conferências e cursos de pós-graduação nas áreas de Direito do Trabalho e Direito das Obrigações. É membro fundador e Subdiretora da RIDT – Revista Internacional de Direito do Trabalho, propriedade do IDT – Instituto de Direito do Trabalho da FDUL. É redatora da Revista Jurídica Luso-Brasileira, publicação do Centro de Investigação de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Entre 2011 e 2012, foi Assessora Especialista do Secretário de Estado do Emprego, no Ministério da Economia e do Emprego.Luís Gonçalves da Silva
Luís Gonçalves da Silva é consultor da Abreu Advogados desde 2013, trabalhando essencialmente em matérias relativas ao Direito do Trabalho. Tem tido particular intervenção na área dos processos disciplinares e da cessação do contrato de trabalho, bem como na temática do direito coletivo, em especial na contratação coletiva. Colaborou em diversos processos de negociações coletivas com vista à outorga de convenções coletivas.
Madalena Caldeira
Sócia Contratada da Abreu Advogados

Patrícia Perestrelo