Leia o #AbrEUinAdvance
  • Ambiente
  • Concorrência, Regulação e União Europeia
  • Energia e recursos naturais
  • Instituto de Conhecimento
  • Tecnologia, Média & Telecomunicações

Materiais avançados para a liderança industrial

O programa de trabalho da Comissão Europeia para 2024 anunciou uma nova iniciativa no domínio dos materiais avançados para a liderança industrial, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de materiais seguros, sustentáveis e circulares e a sua adoção industrial em benefício da transição ecológica e digital.

A nova iniciativa deverá contribuir para os objetivos das principais iniciativas da UE recentemente lançadas, como o Plano Industrial do Pacto Ecológico, o Regulamento Circuitos Integrados, o Regulamento Matérias-Primas Críticas, o Regulamento Indústria de Impacto Zero, e outras.

Os materiais, especialmente os materiais avançados, são a espinha dorsal e a fonte de prosperidade de uma sociedade industrial. No contexto das mudanças radicais e transformadoras do século XXI, são precisamente estes materiais avançados que desempenharão um papel decisivo porque são concebidos para obter um desempenho superior ou oferecer atributos funcionais especiais de um produto.

Os materiais avançados têm inúmeros benefícios potenciais, incluindo a substituição de matérias-primas críticas, o aumento do desempenho e a circularidade. São um fator essencial da transição ecológica e digital para uma vasta gama de aplicações, incluindo a eletrónica, os transportes, a energia ou a construção.

Por exemplo, a iluminação LED baseada em semicondutores à base de gálio, que permite poupar 90% da energia; ou as baterias à base de sódio (ainda em desenvolvimento), que constituem uma alternativa muito mais barata ao lítio e um material mais abundante.

O objetivo geral da iniciativa Materiais Avançados é apoiar as empresas inovadoras da UE para aumentar a sua competitividade na transição ecológica e digital. Para o efeito, mobilizará investimentos em I&I da UE, nacionais, regionais e privados, proporcionais ao aumento dos investimentos internacionais investimentos internacionais.

A iniciativa baseia-se num forte envolvimento das partes interessadas que começou com o Manifesto Materiais 2030, que define uma visão clara para o ecossistema europeu de materiais e que desencadeou um forte eco entre as partes interessadas.

A fim de assegurar níveis de investimento em I&I compatíveis com as oportunidades decorrentes dos novos materiais, a Comissão elaborará também um plano de ação coordenado com os Estados-Membros e a indústria.

A Comissão já informou que a comunicação definirá as principais prioridades de ação a nível europeu e nacional como base para chegar a acordo sobre esse plano nos meses que se seguirem à adoção da comunicação.

Por conseguinte, a Comissão convidou os Estados-Membros a prosseguirem a identificação de prioridades nacionais em matéria de investigação e inovação e necessidades industriais em materiais avançados relevantes para a transição industrial ecológica e digital, bem como sobre os domínios de investigação e inovação em que a Comissão e os Estados-Membros devem unir esforços.

A adoção da comunicação pelo Colégio de Comissários encontra-se prevista para a primeira semana de março.

A nossa equipa está à sua disposição para mais informações.

Related Content