07.05.2024

Tipo: Abreu

Abreu Advogados cresce 19% e fatura 49,7 milhões de euros em 2023

A Sociedade de advogados liderada por Inês Sequeira Mendes fechou o ano em que celebrou 30 anos de atividade com a maior faturação de sempre e um crescimento notável de 19% face ao ano anterior.

No ano em que celebrou os seus 30 anos, a Abreu registou um desempenho excecional, devido ao reforço das suas áreas de prática, ao compromisso com a excelência e a inovação, à multidisciplinariedade de serviços prestados e à aposta na atividade nacional e internacional.

 

 

A Abreu Advogados fechou o ano de 2023 com uma faturação consolidada de 49,7 milhões de euros (ME), o que representa um crescimento bastante positivo de 19% face a 2022, no ano em que completou 30 anos.

O forte desempenho alcançado pela Abreu Advogados evidencia que o reforço das áreas de prática, o compromisso com a excelência e a inovação, serviços prestados e a aposta na atividade nacional e internacional permitiram contornar a instabilidade geopolítica mundial e a incerteza do contexto político nacional.

 

 

A Sociedade, full service e multijurisdicional, cresceu em toda as áreas de prestação de serviços, sendo que Societário e M&A, Contencioso & Arbitragem, Imobiliário, Público & Ambiente demonstraram um maior peso na atividade da sociedade em 2023. A aposta na internacionalização da Sociedade como foco nos PALOP também continua a mostrar-se bem sucedida, com o mercado internacional a representar 45% da faturação global, estando a rede da sociedade em três jurisdições globais (Angola, Moçambique, Timor-Leste) e a nível nacional em quatro regiões (Aveiro, Coimbra, Porto e Madeira).

 

 

A Abreu Advogados continua focada na sua aposta de captação e retenção de talento, contando nos seus quadros com uma equipa de 365 colaboradores, entre eles 232 advogados e 46 Sócios.

 

Ano ímpar na inovação e reputação

O trabalho desenvolvido pelas equipas da Abreu Advogados foi distinguido ao longo de 2023 por vários rankings, diretórios e entidades internacionais. O crescimento, inovação e caráter disruptivo da sociedade independente portuguesa foi destacada pelo Financial Times, onde a Abreu foi também considerada a sociedade portuguesa mais inovadora na Europa, ao alcançar a 16ª posição no reputado ranking do Financial Times, que distinguiu as 50 sociedades de advogados mais disruptivas a atuar no continente e conquistando um prémio na categoria “Innovation in Skills Development”, com o projeto do Instituto do Conhecimento (IdC), entregue na cerimónia Financial Times Innovative Lawyers Awards Europe 2023. A Sociedades viu ainda a sua Managing Partner, Inês Sequeira Mendes, ser premiada como “European Managing Partner of the Year”, pelo The Lawyer European Awards, tornando-se na primeira mulher distinguida em Portugal nesta categoria.

Em termos de reputação, a sociedade de advogados portuguesa também foi distinguida, tendo conquistado o 3º lugar da categoria “Legal Services”, no estudo de reputação de marcas RepScore2024, desenvolvido pela consultora OnStrategy.

Em termos de inovação, o Instituto do Conhecimento, centro de conhecimento incubado dentro da Abreu Advogados, tem desenvolvido iniciativas internas e externas que contribuem para o desenvolvimento do conhecimento jurídico, sempre com o foco na evolução do direito e da prática da advocacia. Entre as iniciativas dinamizadas pelo IdC, destacam-se as seguintes:

Lisbon Law & Tech: evento digital internacional que pretende ser a ligação entre a Lei e a Tecnologia, com oradores nacionais e internacionais de relevo sobre novas tendências de tecnologia nos mais diversos setores de atividade.

In-House 4.0: O programa dirigido a advogados In-House, que apresenta a realidade e os principais desafios vividos pelos advogados que trabalham in-house e que têm de se adaptar aos cenários de Departamentos Jurídicos 4.0.

Abreu Sustainability School: iniciativa única em Portugal, que promove o debate e formação aos alunos finalistas do curso de Direito em matérias como a inclusão digital, tecnologia e sustentabilidade.

O ano de 2023 consolidou também uma forte em novos projetos sobretudo na transformação digital e na adequação às novas exigências ESG

O ano de 2023 foi um ano sem precedentes para a Abreu Advogados, não só a nível de resultados, mas também relativamente aos projetos implementados pela Sociedade. A estratégia da Abreu Advogados, definida no programa do atual Conselho de Administração, permitiu que os profissionais da sociedade explorassem, com maior foco, projetos nas áreas de transformação digital (com destaque para o projeto Abreu 360, um sistema de gestão de negócio e Compliance desenvolvido pela e para a sociedade, para além do trabalho desenvolvido pelo grupo Abreu Tech, que esteve responsável por mapear e testar ferramentas e soluções com  foco na produtividade e eficiência, resultando na implementação de 3 soluções com recurso a IA) e a adequação da Abreu às novas exigências de ESG (em vários projetos desenvolvidos pela equipa ESG, nomeadamente em parceria com a Universidade Nova no projeto Nova Greenlab, a participação em vários eventos e conferências sobre ESG e sustentabilidade e a parceria com o Jornal de Negócios na iniciativa Negócios Sustentabilidade 2030).

A área de sustentabilidade e responsabilidade social é um dos pilares estratégicos da Abreu Advogados, tendo representado no ano passado 2.742 horas de serviços pro bono das equipas da Sociedade, que apoiaram 24 associações no desenvolvimento dos seus projetos. Destaque para o apoio às Jornadas Mundiais da Juventude, assim como as seguintes iniciativas:

• Única sociedade portuguesa nomeada para o prémio Pro Bono Outstanding Firm Chambers Awards.

• Lançamento do Legal Up “Exclusão Digital”: agenda 2023/24 inclui diversas iniciativas de combate às desigualdades e na promoção do acesso ao digital e da literacia digital em vários estratos sociais e faixas etárias.

Ação de remodelação da CAIS: ao longo de dois dias contou com a participação de 126 colaboradores e advogados da Abreu.

• Projeto de Jornada Mundial da Juventude foi o maior projeto Pro Bono de sempre, com a contribuição em mais de 2.500 contratos, numa equipa multidisciplinar composta por 15 advogados.

• Adesão ao Pact for Mental Health in the Workplace.

• Temos um total 40,51% mulheres em cargos de gestão de topo.

• Adesão à 3ª edição do programa acelerador das Nações Unidas “Target Gender Equality” e ao Comité Wom’Energy.

• A Abreu Advogados foi certificada como Great Place to Work e Prémio Best Workplaces Portugal 2023.

• Sociedade de advogados é membro do BCSD – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável e integrou do programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, o Global Compact

• Desde 2015 que a Abreu é a primeira sociedade de advogados portuguesa a integrar o movimento internacional “B Corp”.

 

Conhecimento