Paulo de Sá e Cunha

Consultor | Lisboa

Áreas de Prática
Penal, Sancionatório e Compliance
Contencioso & Arbitragem
Idiomas
  • Inglês
  • Espanhol
  • Francês
Contactos

Paulo de Sá e Cunha é consultor e integra a Abreu Advogados desde 2023, trabalhando essencialmente nas áreas de Penal, Sancionatório e Compliance.

Desenvolve a sua atividade nas áreas de prática de contencioso penal, contraordenações, compliance, corporate governance e investigações internas.

Tem vasta experiência em matéria de crimes de colarinho branco de elevada notoriedade, abrangendo o patrocínio de pessoas singulares, de empresas e de grandes grupos económicos em processos complexos de natureza penal e contraordenacional, com especial enfoque em matérias de criminalidade financeira e fiscal, corrupção, branqueamento e crimes patrimoniais.

Com mais de 30 anos de experiência, foi monitor e assistente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (1987 a 1997) e na Universidade Lusíada (1993 a 1999); chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Administração da Saúde (1989-1990); diretor do Departamento Jurídico do SUCH – Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (1998-2002). Foi sócio de uma sociedade de advogados internacional, onde coordenou, durante os últimos dezasseis anos, as áreas de prática de penal, contraordenações, compliance e investigações internas.

Membro fundador da APDI – Associação Portuguesa de Direito Intelectual e da Gestautor – Associação de Gestão Colectiva do Direito de Autor; membro fundador e vice-presidente do OSCOT – Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo; vogal do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados (2010-2012) e fundador e presidente do Fórum Penal – Associação dos Advogados Penalistas (2012-2014).

Tem participado, como orador e preletor, em conferências e cursos em matérias da sua especialidade, tendo publicados vários artigos de opinião e de natureza científica. Tem presença assídua nos média, participando, como comentador convidado, em programas de televisão, de rádio e na imprensa.

É, atualmente, presidente do Conselho Superior da Ordem dos Advogados e vice-presidente do OSCOT.

Chambers and Partners

The Legal 500

Representação judicial de vários administradores de empresas e titulares de cargos políticos em complexos processos de natureza criminal;

Assistência jurídica na elaboração de planos de prevenção da corrupção, compliance penal, contraordenacional e sanções no comércio internacional a diversas entidades nacionais e multinacionais;

Assessoria jurídica a conceituados grupos multinacionais nos sectores da aviação, indústria e transportes, no âmbito da prevenção da criminalidade económico-financeira;

Assessoria jurídica a grupos multinacionais na realização de investigações internas, no âmbito da prevenção e deteção de práticas corruptivas.

Habilitações Académicas

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Licenciatura em Direito (1982/87)