Candidaturas estão abertas e o vencedor terá direito a uma bolsa de 50 horas de assessoria jurídica e um Workshop de inovação social.
A Abreu Advogados, em parceria com o IES-Social Business School, lança o Prémio Legal Up 2022 | Saúde Mental, com o objetivo de promover e dar a conhecer projetos inovadores que estejam a ser desenvolvidos na área da Saúde Mental em Portugal.
As candidaturas estão abertas a partir de hoje e o vencedor terá acesso a uma bolsa de 50 horas de assessoria jurídica em regime Pro Bono e um Workshop de inovação social, que o irá ajudar a obter as ferramentas de capacitação necessárias para o desenvolvimento do projeto.
“A Saúde Mental é o tema do nosso programa global de Sustentabilidade para 2021/2022, através do qual temos vindo a promover um conjunto de iniciativas e debates de sensibilização para uma problemática que a pandemia veio agravar e que é absolutamente fundamental para o desenvolvimento da comunidade. O Prémio Legal Up que agora lançamos pretende incentivar à criação de projetos que possam encarar a Saúde Mental numa perspetiva inovadora e encontrar soluções diferenciadas que mudem a sua perceção social”, explica Alexandra Courela, Sócia e co-coordenadora do Programa Pro Bono da Abreu Advogados.
“O tema da saúde mental está na ordem do dia, em particular devido à pandemia que vivemos. De acordo com um estudo realizado em parceria pela empresa Cision e o Manicómio, projeto de Arte para desmistificar a doença mental, em comparação com o ano de 2019, os trabalhos informativos sobre Saúde Mental em 2021 tiveram um aumento de 326%, e em relação a 2020 de 159%. Adicionalmente, cerca de um quinto dos portugueses sofre de uma perturbação psiquiátrica (22,9%), sendo Portugal o segundo país com a mais elevada prevalência de doenças psiquiátricas da Europa. Estas são alguma razões que nos levam a considerar a saúde mental como um problema importante e negligenciado que merece soluções inovadoras e sustentáveis. O IES-SBS existe para as apoiar no processo de estruturação, desenvolvimento e crescimento.”, destaca Carlos Azevedo, Diretor Executivo do IES-SBS.
As candidaturas poderão ser submetidas através do preenchimento de um formulário online e do envio de um vídeo de pitch com uma duração máxima de 3 minutos. O júri é composto por Alexandra Courela e Pedro Pais de Almeida, Sócios da Abreu Advogados; Carlos Azevedo, Diretor Executivo do IES-SBS e Henrique Prata Ribeiro, Médico Psiquiatra e um dos responsáveis pelo estudo do Hospital Júlio de Matos sobre Saúde Mental em tempos de coronavírus.
O Legal Up enquadra-se na área da sustentabilidade da Abreu Advogados, na qual é definido um tema específico, com o objetivo de promover iniciativas e o debate de causas estruturais para o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Recorde-se que a saúde mental é também um dos temas em destaque na agenda social e económica mundial, sendo um dos assuntos de maior importância na atualidade, segundo referem o Fórum Económico Mundial ou mesmo a Organização Mundial de Saúde.
Formulário de inscrição